EconomiaSines
Em Destaque

Fábrica de baterias de lítio em Sines pode transformar a economia portuguesa

Aposta milionária promete 1.800 empregos e impacto de 4% no PIB nacional.

A construção da nova fábrica de baterias de lítio da CALB em Sines representa um investimento de dois mil milhões de euros, com potencial para criar 1.800 postos de trabalho e gerar um impacto económico de 4% no PIB nacional. O presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, considera este um projeto estratégico para a região e para o país, enfatizando a importância da modernização industrial portuguesa.

A unidade industrial, que ocupará 45 hectares, terá capacidade de produção de 15 GWh de armazenamento de energia quando atingir o pleno funcionamento em 2028. O arranque da construção está previsto para 2025, dependendo da conclusão do licenciamento ambiental e de outros requisitos burocráticos em curso.

“É um projeto trabalhado há muito tempo que vai trazer emprego e riqueza para o país e para a região”, afirmou o autarca. Contudo, Mascarenhas reconhece que haverá desafios na contratação de mão de obra qualificada no litoral alentejano, sendo necessário encontrar soluções para colmatar esta carência.

O impacto ambiental também está em análise, com a autarquia a garantir que trabalhará para minimizar eventuais efeitos negativos, assegurando que os benefícios económicos e sociais superam qualquer impacto adverso.

A cerimónia de lançamento oficial do projeto decorre na próxima segunda-feira, em Lisboa, e marca um passo determinante para a consolidação de Sines como um polo estratégico na indústria tecnológica e energética em Portugal.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

4 Comentários

  1. E quando o litio acabar??? Quais serão as consequências???

  2. deixa o hidrogénio ganhar mercado e metes a fabrica de baterias de lítio no #ú!

    1. António Camarão
      Antonio. Os carros a hidrogênio, tem motores elétricos que usam uma bateria.
      Só que é menor que a dos atuais a pilhas, porque a autonomia não depende da capacidade da bateria mas do tamanho do depósito do hidrogénio.