Almada
Em Destaque

Expansão do Metro Sul do Tejo: O novo traçado que vai revolucionar a mobilidade na margem sul

O projeto de extensão do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica está prestes a avançar e promete transformar a mobilidade na Margem Sul. Com um traçado de 7,16 km e 10 novas estações, a ligação entre Almada e a Trafaria será mais rápida e eficiente, beneficiando milhares de passageiros.

A extensão do Metro Sul do Tejo (MST) até à Costa da Caparica está prestes a sair do papel e promete transformar a mobilidade na Margem Sul. O projeto, que será apresentado hoje numa sessão pública, marca o início da primeira fase de participação cidadã. Com um traçado de 7,16 km e 10 novas estações, esta expansão permitirá que o percurso entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT) e a Estação Fluvial da Trafaria seja feito em apenas 19 minutos, garantindo conexões mais rápidas e eficientes entre Almada, Trafaria e Costa da Caparica.

A apresentação decorre na NOVA FCT, seguida de duas sessões de participação pública para recolha de contributos dos cidadãos, marcadas para o Casino da Trafaria no dia 20 de fevereiro e para o Inatel da Costa da Caparica no dia 21 de fevereiro. Estas sessões permitem que a população participe ativamente no desenvolvimento do projeto, contribuindo com sugestões e opiniões.

O novo traçado inclui 10 estações: Pêra, Várzea de Pêra (com conexão ao Funchalinho), Centro da Costa da Caparica, Parque Urbano da Costa da Caparica, Santo António, São João, São Pedro, Madame Faber/Matas Nacionais, Bombeiros Voluntários da Trafaria e Estação Fluvial da Trafaria. Além disso, estão previstos dois novos interfaces de transportes, um no Centro da Costa da Caparica e outro junto à Estação Fluvial da Trafaria, que vão melhorar significativamente a ligação com Lisboa e outras zonas da região.

O projeto conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada, da Transportes Metropolitanos de Lisboa e do Metropolitano de Lisboa, sendo que a NOVA FCT será responsável por organizar, mediar e produzir um relatório independente com as conclusões retiradas das sessões de participação pública. O processo de participação encerra a 6 de março, com uma conferência final onde serão divulgadas as principais conclusões e apresentado o planeamento das próximas fases do projeto.

Em julho de 2024, o Ministro das Infraestruturas revelou que as obras podem arrancar entre cinco a sete anos, dependendo da conclusão dos estudos técnicos e do financiamento. A expansão do MST foi anunciada pelo então Primeiro-Ministro António Costa, em março de 2023, como parte da estratégia para melhorar a mobilidade e reduzir a dependência do transporte rodoviário na Margem Sul. Atualmente, o Metro Sul do Tejo transporta mais de 16 milhões de passageiros por ano, ligando Cacilhas, Corroios, Pragal e o Campus da NOVA FCT. Com a nova extensão, espera-se uma redução do tráfego automóvel e um incentivo à mobilidade sustentável, promovendo uma alternativa ecológica aos transportes tradicionais.

A expansão do MST promete revolucionar a mobilidade na Margem Sul, melhorando as ligações e tornando o transporte mais eficiente. O projeto representa um dos avanços mais significativos para a região nos próximos anos e a sua concretização é aguardada com grande expectativa.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito


7 Comentários

  1. Chamem os chineses que eles fazem essa obra em alguns meses!!! Aqui so daqui e que teremos obra con cluida daqui a uns 10 anos!!🤣🤣🤣🤣

  2. E espero que depois façam a extensão ao terminal fluvial do Seixal!

  3. Á vinte anos que se fala, á vinte anos que está tudo em banho maria, assim como o prolongamento ao Seixal.
    Brevemente há autárquicas, é tudo do bom e do melhor !

    1. Francisco Jose Vale Cascais deve querer dizer “Há” 20 anos, mas que afinal são 40, felizmente nos quase últimos 10anos que o concelho evoluiu, foram executadas as obras que todos os que da Margem Sul são originários, ouvimos falar desde que nos conhecemos como gente há 50anos…
      Aconselho anti-ácidos costuma resultar para problemas de estômago…