Almada

Expansão do Metro Sul do Tejo até à Costa da Caparica e Trafaria vai envolver a comunidade

A primeira fase de participação pública para a expansão do Metro Sul do Tejo (MST) até à Costa da Caparica e Trafaria arranca dentro de semanas, permitindo à população conhecer e contribuir para o projeto.

A expansão da Linha 3 do Metro Sul do Tejo (MST) está prestes a dar um passo decisivo e a comunidade será parte fundamental na definição do traçado e das soluções técnicas. Com a abertura da fase de participação pública, será possível debater e ajustar o projeto às necessidades reais dos habitantes de Almada, Costa da Caparica e Trafaria, garantindo um sistema de mobilidade eficiente e sustentável. O processo será mediado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT), que irá recolher e organizar as contribuições dos cidadãos.

O projeto conta com 7,16 km de extensão e 10 novas estações, incluindo Pêra, Várzea de Pêra (com ligação ao Funchalinho), Centro da Costa da Caparica, Parque Urbano da Costa da Caparica, Santo António, São João, São Pedro, Madame Faber/Matas Nacionais, Bombeiros Voluntários da Trafaria e Estação Fluvial da Trafaria. Esta extensão permitirá uma ligação rápida e eficiente entre o Campus da NOVA FCT e a Estação Fluvial da Trafaria, num percurso de apenas 19 minutos.

A população será convidada a participar em três momentos fundamentais:

  • Apresentação técnica do projeto: Sessão inicial no Auditório do Uninova, na NOVA FCT, a 10 de fevereiro, às 18h, onde serão explicados o traçado e as soluções propostas.
  • Sessões de participação pública:
    • 20 de fevereiro, às 18h30, no Casino da Trafaria
    • 21 de fevereiro, às 18h30, no INATEL, Costa da Caparica
  • Divulgação dos resultados: Encerramento do processo em 6 de março, às 18h30, no Auditório do Uninova, onde serão apresentadas as principais conclusões e os próximos passos.

O projeto prevê também a criação de novas ‘interfaces’ de transportes, a requalificação de espaços públicos e um percurso dedicado à mobilidade ativa para peões e ciclistas, integrado na Rede Ciclável Concelhia. Com esta expansão, Portugal dá mais um passo para reduzir a dependência de transportes individuais e cumprir os objetivos da neutralidade carbónica até 2050.

A participação da comunidade será essencial para garantir que o Metro Sul do Tejo responda às necessidades dos cidadãos, promovendo um transporte mais rápido, ecológico e acessível.


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14 Comentários

  1. Fica pronto no mês do novo aeroporto! Conversa de …

  2. O que já devia ter sido FEITO a anos … 🤔 Já estaria bem pago . Como em Almada devia ter sido Subterrâneo, havia melhor escoamento de trânsito .
    Vamos ver esta linha por onde irá passar a chegar a Costa de Caparica .. .👏👏👏

  3. Socialismo a enraizar tachos… Começam a acautelar-se não é? O principio da M. Emília. Mas sim, somos todos burros e ninguém sabe. Hehehe Quando foi partilhada a inteligência, voces foram para a fila errada, foram até à fila da ignorância.

    1. Vanda Esteves sem essse transtorno nao pode haver metro

      1. Carlos Sequeira só espero que valha a pena ….

      2. Vanda Esteves se for por ai sim valera a pena

  4. Pode vir até onde quiserem ,desde que chegue a rotunda da NATO e não passe para Sesimbra!

  5. E tanta gente à espera que vá pelo menos à Cruz de Pau seixal