
Iniciou-se no dia 4 de novembro, nas instalações do Cyber Academia & Innovation Hub (CAIH), na Academia Militar, em Lisboa, o CIBER PERSEU 2024, o maior exercício de ciberdefesa realizado pelo Exército Português até à data. Este evento visa testar a resiliência e a capacidade de resposta do Exército face a ciberataques em larga escala, focando-se na proteção da infraestrutura de comunicações e nos sistemas de informação críticos para as operações militares.
A iniciativa conta com a participação de cerca de 60 entidades nacionais, incluindo Ramos das Forças Armadas, Forças e Serviços de Segurança, prestadores de Serviços Essenciais do Estado, além de elementos do setor industrial e académico português. Delegações de 14 países, entre os quais EUA, Reino Unido, França e Brasil, também se uniram ao exercício, demonstrando a importância de uma colaboração internacional em ciberdefesa.
O principal objetivo do CIBER PERSEU é exercitar o processo de tomada de decisão em situações de crise digital, garantindo uma resposta rápida e coordenada do Exército face a ciberataques. Adicionalmente, o exercício permite validar as Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTPs) de Ciberdefesa do Exército e promover a partilha de conhecimentos com outras forças militares e entidades civis no domínio do ciberespaço.
Esta 13.ª edição do CIBER PERSEU simboliza um compromisso contínuo com a segurança nacional e a superioridade da informação necessária para a condução das operações militares em qualquer cenário de ciberameaça.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito