Exclusivo: PSD reforça posição e promete “cumprir Almada” com propostas imediatas
Paulo Sabino destaca vitória na Costa, mais vereadores e propostas imediatas.

O PSD registou uma recuperação significativa nas eleições autárquicas em Almada, realizadas a 12 de outubro. O partido voltou a conquistar a Junta da Costa da Caparica, recuperou o segundo vereador na Câmara Municipal e aumentou o número de representantes tanto na Assembleia Municipal como nas freguesias.
Paulo Sabino, presidente da Comissão Política Concelhia do PSD Almada, sublinha que o partido “cumpriu os objetivos” traçados quando assumiu a liderança local: “Temos agora o dobro dos eleitos na Assembleia Municipal (seis) e nas freguesias subimos de 12 para 18. Em cima disso, ainda conseguimos a duplicação dos votos para a Câmara Municipal.”
Segundo o dirigente, o resultado deve-se a um conjunto de fatores claros: “O PSD apresentou a votos um autarca de vocação, Hélder Sousa Silva, e rodeou-o de bons candidatos para todos os órgãos. Essa qualidade humana, mais um programa eleitoral honesto e uma campanha bem organizada, deram-nos a força para este resultado.”
Ainda assim, Paulo Sabino considera que a elevada abstenção foi determinante para travar uma vitória mais expressiva: “Veja-se que nas últimas legislativas a AD teve 22.480 votos em Almada. Isto é mais do que o PS teve agora para a Câmara Municipal. Votaram neste domingo menos 21 mil eleitores do que em maio, o que mostra que há muita gente que vive ‘em’ Almada, mas não ‘vive Almada’.”
Estabilidade e entendimentos programáticos
Sobre eventuais negociações para assegurar a estabilidade na governação municipal, o líder social-democrata reafirma a disponibilidade do PSD: “Sempre fomos um garante da estabilidade municipal e assumimos abertura para entendimentos programáticos em áreas essenciais como habitação acessível, mobilidade e finanças municipais – com destaque para a redução do IMI e políticas de juventude.”
No entanto, Sabino deixa críticas ao Partido Socialista: “Não é ao PSD que a pergunta deve ser feita. Será que o PS tem capacidade ou sequer interesse em melhorar estas áreas? É que nunca aceitou as propostas do PSD nestas áreas. Ou aceitava sem compromisso de as concretizar.”
Três medidas para a primeira reunião de Câmara
Embora o partido ainda não tenha reunido para definir as prioridades, Paulo Sabino já aponta três propostas que pretende levar de imediato à primeira reunião da Câmara:
- Diminuição da carga fiscal sobre as famílias;
- Plano de reforço da higiene e fiscalização urbana;
- Medidas urgentes para estancar o crescimento das barracas no concelho.
O dirigente garante que o objetivo central do PSD Almada passa por “cumprir Almada” e reforçar a ligação entre a comunidade e a vida democrática local.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







