Euribor em queda: Descubra como estas novas taxas podem impactar o seu crédito à habitação
As taxas Euribor caíram para mínimos históricos nos prazos a três, seis e 12 meses, refletindo cortes nas taxas diretoras do BCE e prometendo alívio para muitas famílias com créditos à habitação.
As taxas Euribor voltaram a cair, marcando novos mínimos nos prazos a três, seis e 12 meses, revelando mudanças importantes para o crédito à habitação em Portugal.
A taxa Euribor, referência para a maioria dos contratos de crédito à habitação em Portugal, desceu significativamente nos prazos mais curtos. Segundo dados da Bloomberg, a Euribor a três meses atingiu hoje 2,678%, marcando o valor mais baixo desde março de 2023. Já a Euribor a seis meses caiu para 2,562%, um novo mínimo desde dezembro de 2022, enquanto a taxa a 12 meses registou uma descida para 2,454%, após um mínimo de 2,348% no início de dezembro.
Estes valores representam uma inversão significativa, após um período em que estas taxas estiveram acima dos 4%, refletindo a recente política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Em 12 de dezembro, o BCE implementou o quarto corte consecutivo nas taxas diretoras este ano, reduzindo-as em 25 pontos base, o que influenciou diretamente as Euribor.
As Euribor são calculadas com base na média das taxas às quais 19 bancos da zona euro estão dispostos a emprestar dinheiro entre si. Em outubro, segundo dados do Banco de Portugal, a Euribor a seis meses representava 37,36% do crédito à habitação com taxa variável, enquanto os prazos de 12 e três meses tinham um peso de 33,13% e 25,54%, respetivamente.
Este alívio nas taxas Euribor pode trazer um impacto direto para os consumidores, especialmente para aqueles com créditos à habitação indexados a estas taxas. Com os novos valores, muitas famílias podem sentir um alívio nas prestações mensais, num momento em que o custo de vida continua a desafiar os orçamentos familiares.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito