Estudantes do Politécnico de Setúbal recolhem 2,5 toneladas de resíduos em ação de limpeza do sado
Jovens mobilizam-se para limpar o estuário do sado numa praxe alternativa focada na sustentabilidade.
Esta quarta-feira, os novos estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) participaram numa ação de voluntariado de limpeza das margens do Estuário do Sado. Esta iniciativa, que ocorre anualmente desde 2018, coincide este ano com o Dia Nacional da Sustentabilidade, marcado pela adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela ONU em 2015.
Cerca de 500 alunos recém-chegados à instituição juntaram-se para recolher aproximadamente 2,5 toneladas de resíduos nas áreas críticas da margem norte do estuário. Todo o material recolhido será tratado pela Amarsul, em colaboração com a Junta de Freguesia do Sado. A Câmara Municipal de Setúbal também apoiou a iniciativa, fornecendo os sacos para a recolha de lixo.
Esta praxe alternativa é parte da Semana de Acolhimento organizada pelo IPS e a sua Associação Académica, que se concentra na integração dos novos estudantes e na promoção da responsabilidade ambiental. Além da limpeza, os alunos foram apresentados a diversos projetos de sustentabilidade, como o programa Eco-Escolas e outras ações de voluntariado. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a preservação do património natural da região.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito