Desporto

Estrela da Amadora vence na Liga 14 anos depois

A formação estrelista venceu o Estoril Praia por 2-1, com o golo decisivo a ser marcado nos últimos instantes da partida (90+11 minutos).

Depois do regresso histórico do Estrela à Liga Portugal, a formação tricolor voltou aos triunfos no principal escalão do futebol português, 14 anos depois.

Num encontro de igualdades repartidas, e no qual o selecionador nacional Roberto Martínez marcou presença, na primeira parte manteve-se o domínio entre as 2 equipas.

O 1.º golo foi já marcado na 2.ª parte, por Ronaldo Tavares, aos 47 minutos. Finalmente, o primeiro golo do campeonato, na Jornada 3 (depois de 2 derrotas sem golos marcados) para os comandados de Sérgio Vieira. No entanto, a formação canarinha, orientada por Álvaro Pacheco, conseguiu o golo da igualdade aos 67 minutos, num grande lance individual do médio João Marques. O Estoril apertou e podia ter marcado por três vezes na última fase do encontro (Guitane aos 73′ e Rodrigo Gomes aos 84′ e 92′). A vitória parecia fugir à formação tricolor até que, Léo Cordeiro, num grande trabalho individual, após assistido por Erivaldo Alveida, rematou de pé esquerdo e fez o 2-1 aos 90 + 11 minutos, com delírio nas bancadas do Estádio José Gomes e, finalmente, o primeiro triunfo da equipa estrelista.

Um revés no final do encontro. Um curto-circuito no quadro elétrico do José Gomes impediu a realização da habitual conferência de imprensa dos 2 treinadores. No momento em que Álvaro Pacheco, técnico dos estorilistas se preparava para falar, a sala ficou totalmente escura. Sem condições para prosseguir, Sérgio Vieira acabou por também não prestar declarações na sala de imprensa, deixando apenas uma pequena declaração, afirmando que, relativamente à vitória que acabou com um jejum de 14 anos, “as emoções são fantásticas. Todos merecem isto, tal como os adeptos. Foi uma vitória inteiramente justa e que, pelos dados estatísticos, até poderia ter sido mais tranquila”, rematou o técnico vencedor.

Com este resultado, o Estrela da Amadora ascende provisoriamente ao 13.º lugar, com 3 pontos, os mesmos do Estoril Praia, que somou a 2.ª derrota fora, no campeonato, depois de na última jornada ter vencido em casa o Rio Ave (está na 11.ª posição).

A última vitória do Estrela da Amadora no principal campeonato português de futebol foi no dia 16 de maio de 2009, com um triunfo por 1-0 frente ao Vitória SC, em jogo realizado também no Estádio José Gomes.

Na próxima jornada, a formação da Reboleira vai ao reduto do Portimonense, enquanto o Estoril Praia recebe o Boavista, em jogo da 4.ª jornada.

Uma notícia avançada nos últimos dias avança que Mário Balbúrdia, médio de 26 anos contratado na última temporada, pode regressar ao campeonato angolano. O Petro de Luana está interessado nos serviços do jogador. As negociações estão em fase avançada e o acordo deve ser finalizado nos próximos dias.

Em percurso inverso está Pedro Mendes, defesa central formado no Sporting, que já jogou no Parma, Sassuolo, Rennes e Montpellier e que assinou pelo Estrela da Amadora nos últimos dias. O experiente jogador de 32 anos regressa assim ao futebol português, agora na primeira divisão do futebol luso, e poderá ser um importante reforço para atacar a manutenção.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito