Estradas de Santiago do Cacém em Colapso: População exige soluções imediatas
As estradas nacionais do Concelho de Santiago do Cacém estão em estado de degradação extrema, causando acidentes e prejuízos. Um abaixo-assinado foi lançado para pressionar o governo a agir.

As estradas do Concelho de Santiago do Cacém transformam-se num cenário de perigo constante. Troços como a EN120, entre Cruz de João Mendes e Tanganheira, a EN390, entre Abela e Cercal do Alentejo, e a EN261, entre Santiago do Cacém e Alvalade-Sado, estão repletos de buracos, falta de sinalização e iluminação inexistente. Estas condições levam a danos avultados nas viaturas e, mais grave, a acidentes com vítimas mortais.
Um dos pontos mais críticos é a EN261, no troço entre Escatelares e o Hospital do Litoral Alentejano. A ausência total de iluminação e a falta de segurança nos cruzamentos têm transformado esta via num ponto negro de acidentes. A população local, cansada de esperar por soluções, decidiu tomar as rédeas da situação.
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Santiago do Cacém lançou um abaixo-assinado para exigir intervenções urgentes. O documento, que pode ser assinado online ou em papel, será entregue ao primeiro-ministro, ao ministro das Infraestruturas e aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República.
Entre as principais reivindicações estão: Reparação imediata dos troços mais críticos das EN120, EN390 e EN261, construção de uma rotunda no cruzamento do Hospital do Litoral Alentejano, um local onde ocorrem acidentes frequentes, instalação de iluminação pública na EN261, entre Escatelares e o Hospital, para garantir segurança noturna e por último a colocação de semáforos e lombas em zonas de grande movimento, como o Pontão e Chaparral, para proteger peões e condutores.
A população está determinada a não mais esperar. “A segurança rodoviária não pode ser adiada”, afirmam os organizadores do abaixo-assinado.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito