Economia

Estado recebe 9,7 milhões ao dia em ISP

O Estado recebe em impostos nos combustíveis mais de 9 milhões por dia. As Finanças em dois dias conseguiram encher os cofres com mais de 500 milhões de euros.

O ISP continua a ser a mina de ouro dos cofres públicos, este imposto que é cobrado na altura de abastecer a sua viatura, ele é cobrado no valor do combustível e depois ainda é aplicado o valor do IVA, fazendo com que os cofres do Estado recebam milhares de euros diários.

Só de ISP cobrado o Estado recebeu mais de 9,7 milhões de euros. Depois da polémica instalada pelos camionistas, o Governo decidiu baixar o ISP, não ficando o valor dos combustíveis ainda mais pesado na hora de encher os depósitos.

Para esta semana está agendado novamente um aumento nos combustíveis, em cerca de 20 cêntimos de aumento, passando o gasóleo a ser mais caro do que a gasolina, mas com a não mexida do ISP, o gasóleo que subirá 18 cêntimos, ficará a ser cobrado nos 16 cêntimos e a gasolina a subir seis cêntimos.

Para que as famílias consigam fazer face às despesas na altura de abastecer, o Governo decidiu dar um autovoucher de 20€ que se prolongará todo o mês de abril, mas o Diário do Distrito sabe que muitos dos portugueses não aderiu ainda ao benefício do Governo.

António Costa pediu a Bruxelas autorização para que Portugal possa descer o IVA nos combustíveis, o que significa um alívio na carteira dos portugueses, mas essa autorização ainda está por ser dada por parte da Europa.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela

Discover more from Diário do Distrito

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading