Atualidade

Está a pensar numa ida à praia? Siga as indicações da Autoridade Marítima Nacional

Com a subida repentina das temperaturas e os dias de Sol, a tentação por um dia passado na praia é enorme, sobretudo quando tudo se conjuga num fim-de-semana.

No entanto, a Autoridade Marítima Nacional aconselha a população a adotar comportamentos de segurança durante o fim de semana numa eventual ida à praia ou zonas costeiras, evitando expor-se desnecessariamente ao risco.

«É importante ter em conta que o mar, nesta época do ano, é um mar de inverno e apresenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima, apresentando também a sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que normalmente se verifica neste período do ano, criando nas praias zonas de fundões, declives acentuados e maior ocorrência de agueiros, que são a maior causa de morte por afogamento nas praias portuguesas» refere a AMN.

«A esmagadora maioria das praias portuguesas não se encontra vigiada nesta altura do ano, isto é, não apresentam dispositivo de segurança balnear.

Como tal, a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada, pelo que a população deverá ter um comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco.»

Assim, a AMN reitera os comportamentos de segurança que deve adotar:

– Vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto;

– Evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada;

– Não virar as costas ao mar e oferecer sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda;

– Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entre e peça ajuda através do 112.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito