Escavações em Sítimos revelam nova vida à Villa Romana
Projeto internacional reúne arqueólogos e estudantes de 10 países para salvaguardar um dos mais importantes vestígios romanos de Alcácer.

A Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos, no concelho de Alcácer do Sal, volta a ser palco de intensos trabalhos arqueológicos. Entre 6 e 22 de agosto de 2024, investigadores e estudantes de 10 nacionalidades integram uma Escola de Verão da ArchaeoSpain, em parceria com o município, no âmbito do projeto SITIMUS — Salvaguarda e Valorização da Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos.
O plano de investigação, com quatro anos de duração, é promovido pelo setor de Arqueologia, Património e Museus da Câmara Municipal e conta com a colaboração do CIDEHUS da Universidade de Évora e do CECH da Universidade de Coimbra, ambos financiados pela FCT.
Descoberta em 1977 e alvo de escavações pela primeira vez no final da década de 1980, a villa foi intervencionada pela última vez em 2007. O projeto atual pretende alargar a área escavada, aprofundar o conhecimento científico sobre o local e criar um plano de preservação e valorização, assegurando que o espaço se torne acessível ao público e integrado no turismo cultural da região.
Além da vertente científica, o SITIMUS aposta na formação prática de alunos nacionais e estrangeiros e na ligação à comunidade local. No próximo 15 de agosto, está previsto um dia aberto ao público, permitindo aos visitantes acompanhar de perto o trabalho das equipas no terreno.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







