Setúbal

Escassez crítica de pessoal nas escolas de Setúbal ameaça qualidade educativa

O Conselho Municipal de Educação de Setúbal destacou a falta de professores e assistentes, colocando em risco a educação inclusiva.

Setúbal enfrenta grave carência de professores e funcionários, comprometendo educação inclusiva no concelho.

O Conselho Municipal de Educação de Setúbal alertou para a situação inédita de falta de professores e pessoal não docente nas escolas, num ano letivo que regista os níveis mais baixos de recursos humanos dos últimos anos. A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, destacou que o envelhecimento da força de trabalho, a escassez de políticas atrativas para as carreiras e os problemas de saúde dos funcionários têm contribuído para esta realidade.

Carla Guerreiro afirmou que estão a preparar o Mapa de Pessoal para 2025 com o objetivo de manter os atuais lugares e ainda criar novas vagas para enfrentar as baixas por aposentação e transferência para outras entidades. Segundo os dados mais recentes, mais seis trabalhadores vão reformar-se até ao final do ano, e mais de cinquenta assistentes operacionais com 65 anos ou mais poderão abandonar o sistema em breve.

A situação é preocupante, uma vez que a falta de pessoal afeta diretamente o desenvolvimento de uma educação inclusiva. O conselho reforçou a necessidade de colaboração com o setor da saúde e de um aumento de recursos humanos para responder às exigências das escolas e jardins de infância, especialmente na adaptação ao ensino de português como língua não materna.

Outro ponto da reunião foi a tomada de posse de Helena Ferreira como coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, que agora integra o conselho, composto por diversos representantes locais, incluindo o presidente da Assembleia Municipal de Setúbal, Manuel Pisco, e o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos.

Com o propósito de monitorizar e melhorar o sistema educativo, o Conselho Municipal de Educação de Setúbal conta com membros de vários setores, como o Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, o Centro Regional de Segurança Social, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Polícia de Segurança Pública, entre outros, incluindo representantes de docentes e associações de estudantes e pais.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito