Setúbal
Em Destaque

Envelhecimento Ativo em Setúbal: Caminhada “Não caias nessa!” Alerta para prevenção de acidentes

Mais de trinta seniores participaram na caminhada “Não caias nessa!” em Setúbal, que promoveu o envelhecimento ativo e a prevenção de acidentes.

Caminhada em Setúbal destaca envelhecimento saudável e segurança para a população sénior.

Mais de trinta seniores participaram na manhã desta quarta-feira, na freguesia do Sado, em Setúbal, na caminhada “Não caias nessa!”, uma iniciativa que promoveu o envelhecimento ativo através da prática de atividade física, ao mesmo tempo que sensibilizou para a prevenção de acidentes e quedas.

Promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a Junta de Freguesia do Sado e a Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA), a caminhada faz parte do projeto “Fórum de Saúde — Setúbal a Pensar em Si”, que pretende principal melhorar a qualidade de vida da população sénior.

O passeio, que percorreu três quilómetros, iniciou no Jardim Espaço Liberdade e seguiu até ao Moinho de Maré da Mourisca, com retorno ao ponto de partida. A presidente da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, profissionais de saúde do Centro Hospitalar de Setúbal e técnicos do município marcaram presença e acompanharam os participantes ao longo do trajeto.

Além de promover a prática de exercícios físicos para prevenir o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida na terceira idade, os profissionais de saúde alertaram os seniores para os riscos de quedas e acidentes domésticos, reforçando a importância de adotar medidas de autoproteção. Foram discutidas as principais barreiras arquitetónicas identificadas no percurso, cuja análise e possível resolução serão prioridades para os órgãos locais.

A atividade incluiu exercícios de aquecimento e alongamento, essenciais para preparar os participantes para o percurso. O passeio “Não caias nessa!” será replicado em outras quatro freguesias do concelho — Azeitão, Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, São Sebastião e União das Freguesias de Setúbal — com adaptações aos diferentes contextos e necessidades das populações locais.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito