Entidades partilham notas de pesar pelo falecimento de três Bombeiros
Três Bombeiros morreram
Durante o dia de hoje, várias entidades têm demonstrado o seu pesar pelo falecimento de três bombeiros da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, na manhã desta terça-feira, no combate ao fogo em Nelas.
Os três bombeiros de Tábua que faleceram foram Sónia Melo, de 36 anos; Susana Carvalho, de 44 anos e Paulo Santos, de 38 anos.
No veículo seguiam cinco operacionais, dos quais apenas dois, conseguiram escapar com vida do carro que foi apanhado pelas chamas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou uma nota no site oficial de Presidência da República, na qual refere que «está profundamente consternado com o acidente com uma viatura de bombeiros, causando o falecimento de três bombeiros, expressando as suas mais sentidas condolências aos familiares, bem como à Corporação dos Bombeiros de Oliveirinha».
Por sua vez, Luís Montenegro deixou uma nota no site do Gabinete do Primeiro-Ministro, no qual refere que «foi com profunda consternação que tive conhecimento da perda de vida de três bombeiros. Expresso as mais sentidas condolências às famílias e à corporação destes três heróis que deram a vida pela defesa de Portugal e dos portugueses.
A maior homenagem que lhes podemos prestar é continuar a lutar, como eles fizeram.»
Luís Montenegro cancelou toda a sua agenda como primeiro-ministro até sexta-feira e foi adiado o Congresso do PSD, previsto para o próximo fim de semana em Braga.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) usou as redes sociais para manifestar «profundo pesar pelo falecimento da Bombeira Sónia Cláudia Melo, do Bombeiro Paulo Jorge Santos, e da Bombeira Susana Cristina Carvalho, Bombeiros da Corporação de Vila Nova de Oliveirinha, durante as operações de combate ao incêndio que se encontra ativo na freguesia de Midões, concelho de Tábua, na Sub-região da Região de Coimbra”, lê-se num comunicado emitido pela ANEPC.
«Sentidas condolências à família, aos amigos, ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha e a todos os bombeiros e agentes de proteção civil que combatem os incêndios em Portugal. Até Sempre!».
Diversas corporações de Bombeiros de todo o país têm usado as redes sociais para deixar mensagens de condolências pelo terrível acidente que vitimou os três operacionais.
A Liga dos Bombeiros Portugueses endereça «sentidos pêsames aos Bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha, e às famílias dos três bombeiros falecidos há momentos no desempenho da sua missão.
Ficamos assim a lamentar a morte de quatro bombeiros e, ainda, ferimentos em duas dezenas no combate aos muitos incêndios que assolam o norte e centro do país.»
A GNR «manifesta o seu pesar pela perda de três Bombeiros dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha, que faleceram em missão de serviço, no combate ao incêndio em Tábua.
À família, amigos e camaradas, as mais sinceras condolências. PRESENTE!»
Além de Bombeira, Sónia Melo era enfermeira e a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros expressou também «as suas mais sinceras condolências à família da Enfermeira Sónia Cláudia Melo.
É com profunda tristeza e consternação que a Ordem dos Enfermeiros, na pessoa do seu Bastonário, Luís Filipe Barreira, apresenta as mais sinceras condolências à família, amigos e colegas da Enfermeira Sónia Cláudia Melo, bombeira voluntária em Vila Nova de Oliveirinha, concelho de Tábua.
A Enfermeira Sónia Cláudia Melo, que desempenhava as suas funções no Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz, em Oliveira do Hospital, será sempre recordada pelo seu espírito de dedicação e serviço à comunidade. Neste momento de perda, toda a classe de enfermagem se une no luto e no reconhecimento do seu valor humano e profissional.
Sobre esta perda, o Bastonário Luís Filipe Barreira afirma, «a Sónia era um exemplo de dedicação, não só como enfermeira, mas também como cidadã, ao serviço da proteção dos outros. A sua coragem e altruísmo são inspiradores para todos nós. O seu legado perdurará na memória de todos que tiveram o privilégio de a conhecer.»
Desde domingo, já morreram sete pessoas e cerca de 40 ficaram feridas, duas com gravidade, nos incêndios que atingem as regiões norte e centro do país, em concelhos como Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, no distrito de Aveiro, que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas, como a A1, A25 e A13.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito