Enfermeiros protestam em Lisboa contra proposta de Acordo Coletivo de Trabalho
A ação integra-se na greve nacional convocada pelo SEP, que acusa o Governo e o Ministério da Saúde de quererem "poupar dinheiro à custa do seu trabalho, pretendendo passar a considerar como tempo normal de trabalho o que até agora eram horas extraordinárias".
Cerca de uma centena de enfermeiros concentrou-se esta sexta-feira junto ao Ministério da Saúde, em Lisboa, para protestar contra a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pelo Governo, que o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) consideram lesiva para a classe.
A ação integra-se na greve nacional convocada pelo SEP, que acusa o Governo e o Ministério da Saúde de quererem “poupar dinheiro à custa do seu trabalho, pretendendo passar a considerar como tempo normal de trabalho o que até agora eram horas extraordinárias”. Durante a concentração, os enfermeiros empunharam cartazes com frases como “Este ACT é um ataque” e “Trabalhar mais e receber menos”, gritando palavras de ordem como “Governo escuta, os enfermeiros estão em luta” e “Valorização sim, exploração não”.
De acordo com o sindicato, a proposta apresentada pelo Ministério da Saúde representa um “inadmissível retrocesso”, ao prever a eliminação de direitos adquiridos, o bloqueio à progressão na carreira e o fim da jornada contínua como regime regra.
O SEP acrescenta ainda que “para além disso, “poem ao bolso” as percentagens pagas desde 1979 para compensar o trabalho nas tardes, noites, fins-de-semana e feriados”.
Durante o protesto, os profissionais vão entregar ao Ministério da Saúde uma moção manifestando a rejeição do ACT.
Para o sindicato, estas medidas representam um “golpe final” numa profissão que já enfrenta carência de enfermeiros, cada vez menor capacidade de retenção nas instituições e falta de atratividade da carreira que leva milhares a optar pelo estrangeiro.
“Para um Governo/Ministério da Saúde que no seu programa de Governo propõem a existência de um PLANO MOTIVACIONAL para os profissionais de saúde, diríamos que, ou não sabem o significado da palavra MOTIVACIONAL ou, então, o objetivo é mesmo MOTIVAR os enfermeiros a abandonarem o país e o Serviço Nacional de Saúde” afirma o SEP em comunicado.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







