Saúde

Encontradas duas substâncias cancerígenas em vários chocolates de marcas conhecidas

Chumbo e cádmio. Estes dois metais pesados tóxicos, que podem representar graves problemas de saúde, desde cancro à fragilidade dos ossos, foram encontrados em chocolate preto de várias marcas.

A Consumer Reports analisou 28 barras de chocolate de marcas como Hershey’s, Lindt, Dove, Godiva, Trader Joe’s, Tony’s, Chocolove, Endangered Species, Theo e Green & Black’s, e concluiu que quase todas continham as duas substâncias que podem levar a problemas pulmonares, de memória, cancro e mesmo morte prematura.

O chumbo é especificamente perigoso para os seres humanos, tendo como consequência tensão arterial elevada, dores abdominais e alteração de estados de humor, assim como danos cerebrais e no sistema nervoso central.

O cádmio, mesmo em doses residuais, pode ser responsável pelo aparecimento de cancro renal e pela fragilidade dos ossos, segundo dados dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças.

Embora os chocolates não contivessem níveis extremamente elevados dos metais, alguns apresentaram quantidades suficientemente altas que representam uma preocupação, salientando-se ainda que muitos dos produtos com níveis preocupantes tinham a palavra “orgânico” no rótulo.

Pode conhecer a lista de marcas de chocolate com altos índices de chumbo e cádmio aqui.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito