País
Em Destaque

Encerramento de seis urgência em hospitais: o que precisa de saber sobre o impacto no domingo

Seis urgências hospitalares encerram este domingo, enquanto 13 serviços funcionam com restrições, afetando especialmente Lisboa e Centro.

Seis serviços de urgência de Obstetrícia, Ginecologia e Pediatria vão estar encerrados no próximo domingo, enquanto outros 13 funcionarão com restrições, limitados a casos referenciados pelo INEM e pela linha SNS24, segundo dados divulgados no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS). As interrupções afetam especialmente a região de Lisboa e Vale do Tejo, com um impacto significativo na capacidade de resposta hospitalar.

Os encerramentos confirmados incluem os serviços de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Amadora-Sintra e do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro. Na área de Pediatria, os hospitais do Barreiro, Beatriz Ângelo (Loures) e Torres Vedras também suspenderão os atendimentos de urgência.

Já na região Centro, o único encerramento será no Hospital Santo André, em Leiria, afetando o serviço de Obstetrícia e Ginecologia.

LIMITAÇÕES DE ACESSO E FUNCIONAMENTO PARCIAL

Para além dos encerramentos totais, 13 serviços de urgência operarão condicionadamente, priorizando apenas casos referenciados. Estas unidades incluem os hospitais de Santa Maria, Maternidade Alfredo da Costa, Beatriz Ângelo, Cascais, Santarém e o Centro Materno Infantil do Norte.

Algumas urgências funcionarão em horários reduzidos. O Hospital de Vila Franca de Xira estará disponível apenas entre as 09:00 e as 21:00, enquanto o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, terá atendimento restrito das 21:00 às 24:00. Já os hospitais de Caldas da Rainha e Abrantes terão os serviços condicionados entre as 00:00 e as 09:00.

No Hospital Amadora-Sintra, a urgência pediátrica será referenciada entre as 00:00 e as 08:00 e novamente das 20:00 às 24:00. Por sua vez, a Urgência Geral do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, funcionará condicionadamente entre as 08:00 e as 24:00.

186 URGÊNCIAS EM FUNCIONAMENTO: O CONTRAPESO

Apesar das restrições, o SNS garante que estarão abertas 186 unidades de urgência em todo o país, assegurando assistência médica para a maioria dos casos. Contudo, os desafios logísticos e o impacto nos tempos de espera podem tornar o domingo um dia complicado para utentes e profissionais de saúde.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito