DestaquePaís

Educação: Ministério da Educação acredita que escolas estão prontas para provas digitais, já a partir de amanhã

A partir desta segunda-feira, alunos do 4.º. 6.º e 9.º anos começam a realizar provas-ensaio para testar o uso das novas tecnologias e identificar possíveis falhas antes das provas finais do 3.º ciclo e de Monitorização da Aprendizagem em maio e junho.

O secretário de Estado da Educação, em conjunto com o Ministério da Educação, consideram que as escolas do país estão devidamente preparadas com condições para a realização de provas digitais.

“Com esta preparação das provas-ensaio. Com o acompanhamento das escolas, com as garantias tecnológicas que damos às escolas e, claro, com o apoio que os serviços do Ministério da Educação têm dado (…), acreditamos que todas as condições estão reunidas”, disse Alexandre Homem Cristo.

Em entrevista à agência lusa, o secretário de Estado e Adjunto da Educação clarificou que o objetivo destas provas-ensaio é que os alunos se comecem a adaptar ao formato digital, bem como, auxiliar as escolas a testar a sua preparação tecnológica e a logística de cada uma.

O regresso às provas em papel, não está, para já, em cima da mesa, explicou Alexandre Homem Cristo que está confiante de que todas as escolas estão preparadas para este novo desafio, tendo todos os meios tecnológicos necessários.

Ainda assim, no período passado, as escolas do país reportaram a necessidade de aquisição ou reparação de cerca de 45 mil computadores e, na véspera do início das provas, os diretores das escolas permanecem preocupados com a falta de equipamentos. Em resposta, o secretário de Estado garante que essas questões estão a ser acauteladas.

Segundo a informação revelada pela Sic Notícias, o secretário de Estado garante que “desde novembro que o Ministério da Educação fez a distribuição de uma verba no valor de 10 milhões de euros e as escolas tiveram oportunidade de fazer a manutenção dos equipamentos, ou mesmo de adquirir novos”.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito