Economia | Programa Bluetech Acceleration aposta no Centro e no Alentejo
As candidaturas estão abertas até dia 17 de outubro e pretendem atrair PMEs, startups e inovadores do Centro e do Alentejo, para inovar a economia azul em Portugal.
Estão abertas as candidaturas para o programa “Bluetech Acceleration“, que pretende atrair inovadores, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e startups, da região Centro do país e do Alentejo, para apostar na inovação da economia azul. As candidaturas estão abertas até dia 17 de outubro.
O programa, de acordo com o comunicado de imprensa enviado para a nossa redação, “é um projeto da consultora de inovação colaborativa Beta-i, inserido no Portugal Blue Digital Hub (PBDH) liderado pelo Fórum Oceano“. Pretende atrair inovadores, PMEs e startups, do Centro e do Alentejo, “que possam contribuir com soluções inovadoras para o setor da Economia Azul“, e “acelerar a transição digital da Economia Azul“, setor considerado como “fragmentado, tradicional e a curto-prazo“.
O projeto irá contar com o apoio de parceiros regionais para as PMEs e startups. No caso do Centro, o parceiro regional será a Inova-Ria, com sede em Aveiro e, no caso do Alentejo, será o Sines Tecnopolo, que terão o papel de “regional enablers, apoiando os participantes em cada fase e permitindo a aproximação das soluções ao mercado“. Este último, o Sines Tecnopolo, através do seu diretor Tiago Santos, acredita que o projeto “não só reforça a importância da inovação colaborativa, mas também oferece uma importante plataforma para que as empresas do Alentejo possam acelerar o seu crescimento e se posicionar na vanguarda da transição digital”.
Após a seleção dos candidatos, seguir-se-à um mês de “workshops promovidos por líderes da indústria, bem como em sessões de mentoria especializadas, focadas em áreas de maior dificuldade para os inovadores, desde marketing, vendas, entre outros“, não esquecendo a possibilidade de contacto com atores do setor, “que inclui não só potenciais clientes como possíveis parceiros e investidores“.
O projeto Bluetech Acceleration tem como objetivo “contribuir para uma nova economia do mar,
mais moderna e baseada em dados e avanços tecnológicos, tendo sempre por base o
compromisso com a sustentabilidade“, e quer apostar na economia azul em Portugal devido ao “enorme potencial” do país. De acordo com Ana Costa, diretora da Beta-i., a consultora envolvida no projeto, o programa está dotado de “uma metodologia muito específica, que permitirá a preparação dos inovadores para uma aproximação ao ecossistema”.
O “Bluetech Acceleration” pretende chegar às Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, Norte, Lisboa e Algarve e faz parte da iniciativa Portugal Blue Digital Hub (PBDH), financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
As candidaturas estão abertas até dia 17 de outubro e podem ser feitas através do site https://bluetechaccelerator.com/.

Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







