“E se eu fosse presidente?” A proposta inclusiva que Cascais abraçou
O CLIC reuniu-se em Cascais para propor soluções inclusivas nas áreas de acessibilidade, participação cívica, cultura e ambiente.
O grupo de auto-representantes do Conselho Local para a Inclusão em Cascais (CLIC) reuniu-se no dia 6 de dezembro para discutir melhorias cruciais na inclusão e qualidade de vida na região.
Sob o tema “E se eu fosse Presidente da Câmara?”, o encontro na Casa das Artes da Escola Secundária Ibn Mucana foi palco de reflexões e propostas transformadoras. Acessibilidade, cultura e lazer, participação cívica e ambiente foram os temas destacados pelos participantes, que apresentaram soluções concretas para um futuro mais inclusivo em Cascais.
Fundado em 1988, o CLIC (anteriormente conhecido como CPD) é uma iniciativa pioneira em Portugal, reconhecida pela sua atuação em prol da inclusão e pela criação de redes entre a administração local, central e entidades parceiras. A missão do CLIC vai além da reflexão, promovendo ações que garantem uma melhor qualidade de vida para pessoas com deficiência e incapacidade no concelho.
Durante o encontro, os auto-representantes sublinharam a importância de projetos acessíveis e da inclusão da comunidade em processos decisórios, reforçando a ideia de que a participação cívica é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas mais justas e eficazes. O evento foi um marco de celebração, mas também de compromisso para um trabalho contínuo e transformador.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito