E-Lar encerra candidaturas em tempo recorde e falhas geram indignação
Problemas técnicos na plataforma e ausência de resposta oficial deixaram milhares de consumidores de fora do programa, apesar da forte adesão. As críticas centram-se na falta de transparência e de apoio durante o processo.

Em apenas seis dias, o programa E-Lar, criado para apoiar a substituição de equipamentos a gás por versões elétricas mais eficientes, esgotou os 30 milhões de euros disponíveis, mas muitos consumidores afirmam ter ficado excluídos devido a falhas no processo de candidatura.
O E-Lar, promovido pelo Fundo Ambiental, recebeu cerca de 40 mil candidaturas, mas a elevada procura não foi acompanhada pela capacidade da plataforma digital. Vários consumidores denunciaram ao Portal da Queixa dificuldades técnicas, erros na submissão e ausência de resposta por parte dos serviços de apoio, o que terá impedido a validação das suas candidaturas.
Entre os relatos, destaca-se o de Ricardo Pesqueira, que afirma:
“Problemas na validação de email no programa E-Lar. (…) Tentei confirmar o email várias vezes sem sucesso. (…) Fiz novo registo no mesmo dia e novamente no dia 03/10, com o mesmo erro. (…) Hoje, dia 06/10, sou surpreendido com a informação de que a dotação do programa foi atingida e que já não são aceites candidaturas.”
Também Olinda Ribeiro, beneficiária da tarifa social, relatou ter ficado de fora por não conseguir concluir a inscrição, criticando a falta de apoio do Fundo Ambiental.
Já Manuela Gil considerou a situação “inadmissível”:
“O site, ou simplesmente não funciona, ou recebo um email a pedir um procedimento que, igualmente, não é possível concretizar no site. (…) O programa foi anunciado publicamente, e desde a data do seu início não está acessível para os consumidores, sem que seja dada qualquer justificação objetiva.”
Por sua vez, Maria Carvalho denunciou alegadas desigualdades no acesso:
“O portal do E-Lar não dá acesso ao formulário. (…) O comum cidadão como eu tem uma resposta de confirmação que não funciona, não dá igual acesso a todos os cidadãos, por isso, é burla o E-Lar.”
O programa foi lançado a 30 de setembro, mas logo no primeiro dia o site do Fundo Ambiental ficou indisponível devido à forte adesão, sinalizando as dificuldades que se agravariam nos dias seguintes.
Com a verba esgotada e sem garantias de um eventual reforço por parte de Bruxelas, a contestação cresce entre os consumidores que não conseguiram beneficiar do E-Lar, levantando críticas à transparência e à equidade do processo.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







