AtualidadePaísSociedade

E a Palavra do Ano 2021 é…

Vacina é a Palavra do Ano para os portugueses.

De acordo com a Agência Lusa, com 45% dos votos (cerca de 15 mil) e um ano depois do início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, a escolha pode não ser uma grande surpresa.

A palavra já tinha sido a escolha do dicionário Merriam-Webster e do dicionário de inglês Oxford (Oxford English Dictionary), ainda que este último tenha preferido o termo “vax” — abreviatura de “vaccine” (vacina) ou de “vaccination” (vacinação).

No total acumulado, em números atualizados esta segunda-feira, mais de 8,6 milhões de pessoas em Portugal têm a vacinação contra a covid-19 completa. E mais de três milhões já levaram a dose de reforço de reforço.

Em segundo lugar, na eleição da Palavra do Ano 2021, ficou “resiliência”, que conquistou 30% dos votos, e a fechar o pódio surge “teletrabalho”, que arrecadou 9% da votação.

Para a Porto Editora, a promotora da votação, os cerca de 35 mil votos demonstram a “importância desta iniciativa”, que “reflete os principais acontecimentos e factos que marcaram o ano em Portugal” e visa “sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, acentuando, assim, o poder das palavras”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito