Barreiro
Em Destaque

Dormitório antigo da CP transforma-se em hostel e promete reanimar o turismo no Barreiro

Antigo dormitório da CP no Barreiro será transformado em hostel com abertura prevista para janeiro de 2025, reforçando o turismo local.

Um antigo dormitório da CP, situado junto à estação Barreiro A, está a ser requalificado para abrir como hostel em janeiro de 2025, numa aposta no turismo local.

O Barreiro, no distrito de Setúbal, prepara-se para ganhar novo fôlego turístico com a transformação de um antigo dormitório ferroviário num moderno hostel. Localizado junto à estação Barreiro A, o edifício contará com 10 quartos e um espaço de restauração, segundo revelou Rui Braga, vice-presidente do município.

O projeto, que remonta a 2018, foi adjudicado em hasta pública a Alexandre Pires, atual proprietário e empresário com outros negócios de restauração na região. Esta iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla para requalificar a zona ferroviária do Barreiro, onde já foi renovado o antigo armazém de víveres, hoje transformado na Casa da Cidadania.

Rui Braga destacou que o dormitório e o armazém “fazem parte de um património que o Barreiro herdou da sua História”. A recuperação destes espaços só foi possível graças a negociações com a Infraestruturas de Portugal (IP) e à aprovação de um decreto-lei, em 2018, que permitiu a transferência de património público para a gestão municipal.

Turismo no Barreiro: uma promessa de futuro

Apesar do potencial, o turismo no Barreiro tem, até agora, um impacto quase inexistente na economia local, conforme reconheceu Rui Braga. No entanto, o município está determinado em inverter este cenário com projetos como a Quinta do Braamcamp, onde se prevê construir um hotel, e o desenvolvimento de alojamento turístico em antigas infraestruturas ferroviárias.

Entre os planos mais ambiciosos está o lançamento, no primeiro trimestre de 2025, de um concurso público para a construção de um hotel com 7.000 metros quadrados e 140 quartos, na Quinta das Canas. Este espaço será gerido por um operador privado, reforçando a oferta turística na região.

“Queremos que o turismo seja um setor relevante, capaz de criar emprego e riqueza no concelho”, frisou o autarca.

Com estas iniciativas, o Barreiro espera finalmente colocar-se no mapa do turismo nacional, oferecendo infraestruturas modernas e de qualidade para visitantes e investidores.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

  1. 🇵🇹 🇵🇹🇵🇹 🇵🇹Acrescento. Devemos fazer a melhor justiça hoje e ter mais atenção no futuro.
    Neste momento não há nenhum Partido Político em Portugal que civicamente defenda o Povo e o País. São todos cúmplices.
    O Orçamento de Estado (OE) de 2025 de 13 mil milhões, onde é aplicado? Porque não há transparência…?
    Alguém explica a razão destas opções…?
    🇵🇹 🇵🇹🇵🇹 🇵🇹 Publicado no Jornal Diário de Coimbra em 24/08/2024.
    🇵🇹🇵🇹 🇵🇹🇵🇹
    🇵🇹🇵🇹 🇵🇹🇵🇹 PORTUGAL QUE ESPERANÇA ME DÁS…?
    Fiquei muito agitado e preocupado com a situação ferroviária, Bitola Ibérica/Bitola Europeia e a tradição dos contratos ruinosos e as suas armadilhas: (sou aprendiz…)
    A quem pedir Transparência deste importante investimento nacional…?
    Á União Europeia? Ao Governo…? Algum Partido Político esclarece? Gente, sabe qual a atitude do seu partido a quem dá o seu voto…? E como pedir? Com um manifesto…? Abaixo-assinado…? Petição…? E onde estão as nossas instituições e o Civismo do 25 de Abril…?
    Sem transparência sem democracia, não há participação cívica que resista. Contra estes canhões, marchar, marchar…! É dever de cada um de nós, fazer algo…! Portugal, que esperança me dás…?
    Coimbra. José António Silva Almeida.
    ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………🇵🇹🇵🇹 🇵🇹🇵🇹🇵🇹Se o Governo é incapaz de gerir a TAP com sucesso… muito mais difícil é o Governo a gerir o País.
    Agora querem vender a TAP, uma empresa Nacional lucrativa e estratégica, como fizeram entre outras, com a EDP…?
    Na minha opinião pessoal, primeiro é fazer mudanças competentes e assertivas no Governo…!
    🇵🇹🇵🇹 🇵🇹🇵🇹🇵🇹 Quem manda mais neste País, na maioria das vezes são os bastidores… temos os 50 Anos a provar isso…!
    É urgente uma nova e decente Lei Eleitoral, já aprovada em 1997…!
    Saudações Cívicas. Coimbra 17/09/2024. José António S. Almeida.
    ……………………………………………………….
    ………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
    🇵🇹 🇵🇹🇵🇹 🇵🇹 Publicado no Jornal Diário de Coimbra em 21/07/2024. 🇵🇹🇵🇹 🇵🇹🇵🇹🇵🇹 🇵🇹 A IMPORTÂNCIA DA TRANSPARÊNCIA.
    Desejo muito a Transparência e a Paz… sem elas teremos seguramente um futuro complicado de incompetências…!
    Eu andei na Guerra no Ultramar e fui gravemente ferido em combate. A transparência evita muitas guerras e Genocídios… Eu sofro por todos os Soldados envolvidos nas guerras e acredito na Paz na Ucrânia se houver transparência. Tenho 76 Anos, já fui submetido durante toda a minha vida a muitas lavagens ao cérebro, só porque no meu País, nunca existiu a transparência necessária e não temos uma decente Lei Eleitoral.
    Eu preciso de Democracia, Prosperidade, e acho fundamental a transparência no controle da Mãe Natureza e da Industria Bélica… É tão recente a Segunda Guerra Mundial e já se preparam para a terceira…?
    Há muitos Lóbis que movem Marionetas falaciosas na Assembleia da República, deturpando a verdade, visando interesses. Não sendo muitos os Governantes que prejudicam o País para benefício dos Lóbis, o grande problema, é que todos os restantes são omissos.
    Estamos num Mundo em que mil mentiras ganham a uma verdade.
    Basta de Blá- blá- blá…! O Povo anda anestesiado, nunca teve Democracia.
    Há muita coisa por fazer no nosso País, devemos ter transparência em tudo o que se faz e ficar registado, para todo o Povo saber. Temos a tecnologia necessária.
    É urgente os políticos dignificarem o seu trabalho. Eu não digo que os governantes ganham bem, digo, é que fazem muitos negócios ruinosos…!
    Será que eu vou ter transparência no meu País antes de morrer…?
    Felizmente tenho Liberdade de Expressão, preciso da transparência da Democracia que eu nunca tive…!
    Pessoalmente gosto de acompanhar: o Prof. Dr. Paulo de Morais (Presid. da Associação Frente Cívica); o Prof. Dr. Mário Frota (Presid. Emérito da apDC- Direito do Consumo); o Dr José Manuel Silva (Presid. C.M.C); os jornalistas José Gomes Ferreira; Eduardo Dâmaso e João Miguel Tavares; o Programa de entrevistas- Isto é o Povo a Falar e o Empresário Henrique Neto. Entre outros.
    Saudações Cívicas. Abraço.
    Dedico este texto ao meu Pai e minha Mãe que muito sofreram na Primeira e Segunda Guerra Mundial e depois na Guerra no Ultramar. Quem faz a Guerra ignora isto…! Agora, o que mais preciso é de ESPERANÇA…!
    Coimbra 18/07/2024 José António Silva Almeida.
    ……..
    http://www.facebook.com/100011341240770/videos/3376958152448759
    —————————————————————————————
    http://www.facebook.com/antonio.cardoso.771/videos/1107225020975917
    ———————————-
    http://www.facebook.com/100011341240770/videos/8884718334947825