AtualidadeAutárquicas 2025DestaqueDistrito de SetúbalPolíticaSetúbalSetúbal 2025

Dores Meira toma posse como Presidente da Câmara Municipal

Na inauguração do novo ciclo político tomaram posse os deputados municipais, vereadores e presidentes das Juntas de Freguesia. Na cerimónia estiveram presentes vários membros do Governo da Aliança Democrática

A sala começou a compor-se por volta das 17:00, os políticos começaram a ocupar os devidos lugares entre o palco (os eleitos) e a plateia (partidários e apoiantes). Apesar da eleição disputada, os eleitos, as figuras proeminentes, os dirigentes associativos, os funcionários do município e membros do Governo confraternizam entre si neste evento que marca a abertura de um novo ciclo político.

A presença de figuras públicas da política nacional, como o secretário de Estado Paulo Ribeiro, a deputada e vice-presidente da Assembleia da República, Teresa Morais e o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, todos do Partido Social-Democrata, reitera o apoio (e a aposta) dos partidos da Aliança Democrática (PSD e CDS) à candidatura do movimento Setúbal de Volta.

Nesta cerimónia tomaram posse os representantes eleitos para a Câmara Municipal de Setúbal (vereadores), para a Assembleia Municipal e membros da Assembleia de Freguesia (deputados). Após o resultado eleitoral, o cenário politico-partidário da Câmara e da Assembleia apresenta uma configuração que vai obrigar a presidente recém-eleita, Dores Meira, a negociar e a trabalhar com os restantes partidos.

Tomaram posse como vereadores Bruno Russo, Maria do Carmo, Paulo Maia, Maria das Dores eleitos pelo movimento Setúbal de Volta; Ana Carvalho, Patrícia das Dores, Miguel Matos, Fernando José eleitos pelo Partido Socialista; eleitos pelo partido Chega, Edgar Alberto e António Cachaço; da parte da Coligação Democrática Unitária, Nuno Costa (André Martins renunciou ao mandato).

No seu discurso oficial, Maria das Dores agradeceu a presença de representantes do Governo liderado por Luís Montenegro e diz sentir-se “grata pelo apoio e confiança do PSD e do CDS”. Num discurso marcado pelo tom assertivo das suas declarações, a presidente recém-eleita atira à oposição: “a democracia é o voto do povo para o povo, somos nós todos que decidimos, sem truques de bastidores e lugares cativos”. Afirma ainda que “há mais política quando o sistema caduca, envelhice e perde rumo”.

Disse ser “uma mulher livre e cidadã portuguesa responsável” e comentou a falta de mulheres na política portuguesa, “durou décadas para entregar às mulheres deste país os direitos mais básicos”. Sobre os casos judiciais em que alegadamente está envolvida (em fase de investigação) disse que “na vida nunca vale tudo” e fala em “mentiras, calúnias e ódio”. Ainda sobre esse tema, atira à oposição que menciona o caso judicial e diz que voltem ao “circo romano” e fala em falta de “estofo político”.

Já nos Paços do Concelho, o eleito David Martins conduziu a sessão instaladora da Assembleia Municipal para eleger a mesa que vai conduzir os trabalhos. O Partido Socialista apresentou Paulo Lopes (PS) para encabeçar a lista para presidir à Assembleia, já o movimento independente Setúbal de Volta apresentou David Martins (SDV) para o mesmo cargo institucional.

A votação final ficou em 6 votos em branco, 10 votos para a lista de David Martins e 21 votos para a lista de Paulo Lopes. Após a eleição, David Martins protagonizou um momento insólito, insistindo em permanecer na mesa até ao final da sessão, mesmo tendo a sua lista perdido a eleição. Após a insistência dos deputados municipais, acabou por sair e dar lugar a Paulo Lopes.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela