DesportoDestaque

Domingo de caos: Agressões e insultos mancham futebol português

Futebol português, Agressões, Racismo, Liga 2, Vizela, Penafiel, FC Porto, Santa Clara, Tondela, Desporto,

O futebol português viveu um domingo negro, com episódios chocantes que abalaram os campeonatos nacionais. A agressão ao jogador André Silva, do Penafiel, e os insultos racistas dirigidos ao capitão Hélder Tavares, do Tondela, foram apenas alguns dos acontecimentos que colocaram em evidência problemas graves no desporto.

No jogo da Liga 2, o jogador André Silva, irmão do internacional português Diogo Jota, foi agredido por um adepto do Vizela após o empate por 1-1. O incidente ocorreu no Estádio Municipal 25 de Abril, numa área restrita aos jogadores, quando André Silva tentava reunir-se com os seus colegas. O agressor conseguiu fugir sem ser identificado, mas a SAD do Vizela pediu desculpa pessoalmente ao futebolista pelo comportamento do adepto. Apesar do ataque, o Penafiel não apresentou queixa às autoridades.

Na Liga Portugal, o empate entre o FC Porto e o Santa Clara (1-1) trouxe novos episódios de violência verbal. O avançado brasileiro Galeno, que falhou dois penáltis, foi alvo de uma enxurrada de insultos nas redes sociais, levando-o a bloquear os comentários no Instagram. Do outro lado, o guarda-redes açoriano Gabriel Batista, considerado o melhor em campo, foi ameaçado de morte e alvo de insultos racistas. “Vou a tua casa matar-te”, era parte da mensagem enviada ao jogador.

Entretanto, o CD Tondela também enfrentou um caso de racismo, com o seu capitão Hélder Tavares a ser alvo de insultos nas redes sociais após o empate frente ao FC Porto B. Num comunicado, o clube repudiou os ataques, reforçando o seu compromisso com a defesa da igualdade racial e condenando veementemente estes comportamentos.

Estes incidentes sublinham a necessidade urgente de medidas mais rigorosas para combater o racismo e a violência no desporto. Autoridades e clubes são chamados a agir com firmeza, enquanto os adeptos precisam de refletir sobre o impacto das suas ações num ambiente que deveria promover respeito e fair play.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito


3 Comentários

  1. E ai da podiam juntar a agressão estúpida do jogador do Boavista