CUF
MoitaReportagens

Do sonho ao pesadelo: proprietários de terreno vivem ‘inferno’ na Moita

Barulho, obras 'ilegais' e invasão de propriedade são problemas que a família enfrenta

Quando João Saldanha e a família se mudaram há cerca de um ano para a propriedade que tinham adquirido, nada fazia prever o conflito que se seguiria.

As primeiras mudanças pareceram normais, mas, pouco depois, começaram a reparar na presença de carros estacionados no terreno. Depois viriam a deparar com a deposição de entulho e alterações no seu terreno, para criar uma passagem que está a ser discutida em tribunal, além do ruído causado por uma escola de samba que ensaia no terreno vizinho, e sucessivas ‘provocações’ por parte dos vizinhos, em situações que captaram em vídeo, tal como urinarem na sua propriedade.

Alteração do terreno e criação de caminho com entulho

A situação, conta o proprietário, agravou-se com a entrada de máquinas e a deposição de grandes quantidades de entulho no seu próprio terreno e sem sua autorização, para que os vizinhos pudessem alargar o que até então era um pequeno armazém, fazendo com que a estrutura passasse a ter o dobro da sua dimensão inicial, e agora acolha os ensaios e eventos associados a uma escola de samba.

Esta intervenção alterou a configuração do terreno e criou uma passagem com cerca de três a quatro metros de largura e nove metros de comprimento. “Ficámos sem acesso a parte do nosso próprio terreno, além de ter alterado a drenagem do espaço.

Quando chove, a água acumula-se no terreno, provocando alagamentos e deixando o local cheio de lixo, sapos e mosquitos.”

Há cerca de um mês, o João Saldanha e Ana Vinagre foram chamados a prestar declarações no posto da GNR da Moita acerca de uma queixa apresentada ao Ministério Público devido à denúncia de depósito de entulhos, invasão de propriedade, o facto de urinarem na propriedade invadida, bem como a passagem e permanência não autorizada de máquinas e veículos.

Deposição de entulho no terreno de João Saldanha

Perante o sucedido, foi contactada a Câmara Municipal da Moita e apresentada uma queixa, além de procurar saber se existiam licenças ou autorizações para as intervenções e atividades desenvolvidas no local.

Também foi contactado o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), da GNR, que, segundo o proprietário, esteve no local e realizou medições.

“Nessa altura, o inspector chegou a dizer-nos que os terrenos à volta tinham sido levantados com entulho e que nós íamos ficar com uma piscina. Foi precisamente o que aconteceu.”

João Saldanha afirma que lhe foi transmitido que teria havido uma alteração das cotas do terreno e que seria elaborado um relatório. “O que queremos saber é o que aconteceu a esse relatório. Se foi entregue à Câmara, que diligências é que a Câmara tomou depois?”.

O proprietário garante que não pretende impedir atividades ou acessos que sejam legalmente permitidos. O que exige, diz, é uma resposta objetiva. “Se existe uma licença, queremos saber qual é. Se existe um alvará, queremos saber qual é. Se não existe, queremos saber que medidas a Câmara vai tomar.”

Águas da chuva acumuladas no desnível de terreno criado após a construção do caminho com entulhos

Entulho, máquinas e uma passagem

De acordo com João Saldanha, a entrada de máquinas no local coincidiu com a criação de um acesso a um armazém existente nas proximidades.

O proprietário afirma que o pequeno espaço existente no local passou, entretanto, a acolher atividades de maior dimensão, incluindo ensaios e eventos associados a uma escola de samba, e no local decorrem também trabalhos de serralharia.

A família já enviou comunicações para várias entidades, entre as quais o Ministério da Administração Interna, a Procuradoria-Geral da República e organismos relacionados com o ambiente e o ruído, e tem vindo a recolher nos últimos meses várias fotografias, vídeos, gravações e documentação relacionada com o conflito.

Apesar do desgaste, garante que a reivindicação da família é simples. “Não queremos nada que não seja nosso. Queremos apenas poder utilizar e proteger a nossa propriedade e viver com tranquilidade.”

A família diz também não pretender impedir qualquer direito de passagem que esteja efetivamente reconhecido.

Deposição de entulhos para criar estrada no terreno de João Saldanha

Processos, barulho e mais de 50 chamadas para a GNR

Ao problema relacionado com o terreno juntou-se o impacto do ruído e da circulação de pessoas e veículos. “Saímos de um prédio para vir para o campo porque queríamos sossego, mas agora temos música alta, ensaios e circulação frequente de pessoas e veículos. Sempre que o barulho se torna insuportável, ligamos para a GNR, já foram mais de 50 chamadas”.

A disputa não se limita às questões ambientais e administrativas. Existe também um processo judicial relacionado com uma passagem que atravessa a propriedade de João Saldanha.

Segundo o proprietário, a outra parte pretende utilizar essa passagem invocando usucapião. A família contesta a utilização nos moldes atuais e afirma ter apresentado elementos que, na sua perspetiva, demonstram que a passagem não existia anteriormente com a configuração atual.

“Nós não queremos impedir ninguém de utilizar um acesso que tenha direito a utilizar. Queremos perceber qual é a natureza jurídica daquela passagem”, explica.

João Saldanha contesta sobretudo aquilo que considera ser uma alteração física do terreno através da deposição de entulho e da utilização de máquinas.

“Não queremos mexer no terreno. Queremos apenas que seja retirada a parte de entulho que foi depositada na nossa propriedade e que nos seja permitido proteger o nosso terreno dentro daquilo que a lei autorizar.”

E a tensão ente aumentou recentemente com a intervenção de uma agente de execução, na sequência do processo judicial, que determinou a retirada de uma fita colocada no terreno para impedir a passagem por João Saldanha, depois de receber indicações do SEPNA, numa altura em que, segundo o proprietário, havia grandes quantidades de entulho no espaço.

“Não queríamos assumir responsabilidade pelo que estava depositado no nosso terreno”, explica.

Entretanto, os prazos judiciais continuaram a decorrer enquanto permaneciam por esclarecer questões relacionadas com o ambiente, o urbanismo e as atividades existentes nas proximidades.

Trabalhos de serralharia efectuados no terreno vizinho junto à propriedade de João Saldanha

Sem respostas da Câmara Municipal da Moita

Devido a tudo isto, contactou a autarquia em diferentes ocasiões para obter informação sobre licenciamento do espaço, mas as respostas que recebeu terão sido ‘contraditórias’: “umas vezes diziam-nos que havia licença, outras falavam num alvará e, noutras ocasiões, diziam-nos que não podiam prestar informações. Mas apenas queremos que a Câmara nos responda se aquilo é legal ou não.”

No âmbito dos contactos com o munícipio, já terão sido feitas várias deslocações de técnicos ao local, e durante estas o proprietário foi informado de que o processo poderia demorar bastante tempo, tendo sido apontado um prazo que poderia chegar a cerca de dois anos.

“E já passou quase um ano desde que começámos a pedir esclarecimentos, a situação continua a evoluir e não temos respostas. Temos receio de que com o alargamento do tal armazém, ainda venham a fazer aqui mais actividades e aumente o número de veículos que circula pelo meu terreno. O que queremos saber é se tudo isto está devidamente licenciado.”

João Saldanha afirma ainda ter ouvido declarações de pessoas ligadas às atividades desenvolvidas no local que o levaram a questionar a existência de contactos com responsáveis da autarquia e possuir gravações áudio de algumas conversas e afirma ter referido, numa reunião pública, que poderia apresentar elementos para sustentar as suas dúvidas. No entanto, faz questão de ressalvar: “Não queremos fazer acusações sem provas.”

O que pretende, afirma, é que o município esclareça se existiram contactos, autorizações ou intervenções de responsáveis municipais relativamente às obras e atividades desenvolvidas no local.

“Se há alguma ilegalidade, queremos que seja corrigida. Se está tudo legal, queremos que nos expliquem com base em que licenças e decisões.”

Deposição de lixos e entulhos junto à casa de João Saldanha

‘Estamos exaustos’

Entre contactos com entidades públicas, deslocações, processos judiciais, acompanhamento jurídico e recolha de documentação, todo o processo se tornou uma fonte permanente de desgaste para toda a família.

“Estamos exaustos. Nunca sabemos o que vamos encontrar ao regressar a casa ou se, a qualquer momento, seremos chamados de urgência ao nosso terreno devido a mais uma situação inesperada, como aconteceu quando me contactaram para a presença da agente de execução”, desabafa.

João Saldanha frisa ainda que, a somar ao barulho constante, a invasão do terreno continua: “Os alunos da escola de samba continuam a passar e a estacionar as viaturas na nossa propriedade. Já avisei os vizinhos várias vezes sobre esta infração, mas ninguém faz nada, o que demonstra bem o caráter da proprietária, que nunca diz para não estacionarem lá.

Temos fotografias, vídeos, gravações e documentação que podemos disponibilizar. Estamos exaustos de ter de tratar de tudo isto, mas vamos continuar a procurar respostas.”

O proprietário afirma acreditar que uma participação mais recente poderá finalmente resultar em diligências concretas. Segundo o seu relato, elementos da GNR terão indicado que a situação seria encaminhada e que seriam verificadas questões relacionadas com a existência de licenças.

Ainda assim, mantém-se cauteloso, uma vez que, segundo afirma, já recebeu anteriormente informações diferentes sobre a existência de licenças ou alvarás.

Por enquanto, resta-lhe aguardar o desenvolvimento dos processos e procurar novo apoio jurídico. “Mesmo com toda esta confusão, temos tentado fazer tudo dentro da ordem.”

É essa, garante, a posição que pretende manter: não impedir direitos de terceiros, mas obter respostas oficiais sobre aquilo que está a acontecer junto da sua propriedade.

“Se há alguma ilegalidade, queremos que seja corrigida. Se está tudo legal, queremos que nos expliquem com base em que licenças e decisões.”

No âmbito desta entrevista, o Diário do Distrito contactou por duas vezes a Câmara Municipal da Moita, via email, a solicitar alguns esclarecimentos, nos dias 17 de agosto e no dia 28 de agosto, sem que até ao momento tenhamos obtido resposta.

Foi também contactada por email a escola de samba referida pelo proprietário, no dia 21 de agosto, que respondeu ter «disponibilidade para o fazer no início de setembro», tendo sido feito novo contacto a 7 de setembro, sem resposta até ao momento.

‘Obras’ realizadas sem autorização do proprietário no seu terreno

NEWSLETTERAs notícias do Distrito, todos os dias, na sua caixa de correio

Todos os dias, às 18h30, receba por e-mail as notícias do Distrito de Setúbal por concelho, as principais notícias do país e do mundo, e as mais lidas do dia.

Consentimento RGPD 

Li e compreendi a Política de Privacidade disponibilizada.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela

palmela