Distrito de Setúbal assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental com algumas iniciativas locais
Encontro no Barreiro, ações em Palmela e sensibilização junto ao Hospital de São Bernardo marcaram o dia 10 de outubro e este mês dedicado à saúde mental.

Iniciativas ligadas ao Dia Mundial da Saúde Mental incentivaram o bem-estar psicológico
O Distrito de Setúbal celebrou o Dia Mundial da Saúde Mental, neste dia 10 de outubro, com várias ações dedicadas à sensibilização e promoção do bem-estar psicológico. Locais como Setúbal, Barreiro ou Palmela foram alguns dos municípios que dinamizaram iniciativas dirigidas à população e aos profissionais de saúde.
No Barreiro, o Centro de Respostas Integradas (CRI) de Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) promoveu o encontro “Adições Hoje”. Dessa forma, reuniu profissionais de saúde, técnicos e representantes de instituições locais, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.
O evento centrou-se nas dependências e nos comportamentos de risco, destacando estratégias de prevenção e de intervenção comunitária. Segundo a organização, o encontro destacou a importância de integrar a saúde mental nas respostas sociais e de saúde pública. Além disso, reuniu dezenas de profissionais e técnicos da região.
Palmela tem dinamizado ações de proximidade durante este mês
Em Palmela, a Unidade Móvel de Saúde tem realizado diversas atividades no âmbito do mês da saúde mental. As iniciativas incluem ações dedicadas ao bem-estar na idade maior e oficinas de sensibilização em escolas e instituições locais.
Estas iniciativas têm decorrido ao longo de outubro. Seguem-se de uma moção aprovada pela autarquia que destacou a importância de continuar a investir na prevenção e no acesso a cuidados psicológicos.
Setúbal promoveu sensibilização junto ao Hospital de São Bernardo
Em Setúbal, profissionais de saúde e voluntários realizaram ações de sensibilização junto à entrada principal do Hospital de São Bernardo. Entre outras situações, aproveitaram para distribuírem informação sobre apoio psicológico e recursos disponíveis na região. A iniciativa visou, portanto, aproximar a comunidade dos serviços de saúde mental e combater o estigma ainda associado a este tema.
As atividades no distrito têm assim integrado a campanha internacional promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2025, a referida entidade voltou, pois, a sublinhar a importância de garantir o acesso a cuidados de saúde mental em todos os contextos.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







