Atualidade

Direção-Geral do Consumidor lança campanha de sensibilização para consumidores idosos

Campanha pretende alertar idosos

A Direção-Geral do Consumidor desenvolveu uma campanha de informação e sensibilização para a população mais idosa que, devido a limitações físicas e cognitivas, dificuldade no acesso à informação e isolamento social, é considerada parte do grupo dos consumidores potencialmente vulneráveis.

Esta campanha tem como objetivo proteger e capacitar estes consumidores, e inclui materiais digitais e a distribuição de calendários de parede com sugestões práticas para exercerem os seus direitos com segurança.

Entre estes conselhos estão: Desconfiar de ofertas que parecem demasiado boas para ser verdade; Não assinar contratos sem compreender o que está escrito; Nas vendas por telefone o contrato pode ser cancelado no prazo de 14 dias; Nas vendas porta-a-porta o prazo de cancelamento do contrato prolonga-se até 30 dias; Guardar os talões das compras e Recorrer a um centro de arbitragem em caso de conflito de consumo.

Além da distribuição dos calendários, a DGC realizará sessões informativas sobre direitos dos consumidores, direcionadas à população idosa, durante os primeiros meses do ano. Estas sessões ocorrerão na sede da DGC, em data ainda a definir, e deverão ser estendidas a autarquias que disponham de Centros de Informação Autárquicos ao Consumidor (CIAC).


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