Distrito de Setúbal

Diocese de Setúbal realiza inquérito nas eucaristias sobre perfis das comunidades

A Diocese de Setúbal vai realizar nos dias 18 e 19 de maio, um recenseamento da prática dominical em todas as igrejas da diocese, cujo objectivo «é fazer um retrato das comunidades que permita perceber a melhor forma da diocese planear o seu programa pastoral, indo ao encontro das necessidades de cada um dos fiéis».

Este recenseamento surge dez anos depois do último que foi realizado e no âmbito do trabalho que está a ser realizado pela Comissão Diocesana do Novo Mapa.

O inquérito, de nove perguntas, poderá ser respondido pelos fiéis que participem nas eucaristias do próximo fim-de-semana, e «permitirá traçar o perfil de cada comunidade e de quem a compõe».

O inquérito será respondido em papel, da forma tradicional, mas também através de QR Code, através do telemóvel, procurando assim minimizar o impacto do uso do papel, mas permitindo que quem não se encontre à vontade com as novas tecnologias não deixe de participar.

O inquérito será respondido por todos os presentes nas eucaristias a partir dos 6 anos de idade, e não será possível responder fora desse momento, precisamente para permitir mapear o censo da participação dominical na eucaristia.

A coordenação está a cargo da Comissão Diocesana do Novo Mapa, criada pelo bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar, para estudar a reformulação dos limites das Paróquias e outras Jurisdições territoriais no espaço da Diocese de Setúbal.

No âmbito das celebrações dos 50 anos, o objetivo é produzir um estudo aprofundado e multidisciplinar e uma proposta de nova organização administrativa do conjunto diocesano, com a sua fundamentação técnica e pastoral.

Os trabalhos iniciaram-se em fevereiro deste ano, com a realização de um inquérito às paróquias, e deverá ficar concluído até fevereiro de 2025, ainda durante as comemorações dos 50 anos da criação da diocese de Setúbal, criada pela bula Studentes Nos do Papa Paulo VI a 16 de julho de 1975.

Fonte: Diocese de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito