Agenda

Dia dos Castelos celebrado em Palmela de forma especial

O evento vai decorrer nos dias 6 e 7 de outubro, no Cine-Teatro S. João, em Palmela, promovido pelo Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago (GEsOS) do Município, com o apoio da Fundação Batalha de Aljubarrota e da Câmara Municipal de Leiria. 

“Construir, Defender e Viver num Castelo Medieval Português” é o tema do Curso que assinala o Dia dos Castelos em Palmela.

O programa do Curso, com direção científica do Prof. Doutor João Gouveia Monteiro (Faculdade de Letras da Universidade Coimbra), integra, no primeiro dia de trabalhos, as comunicações: “Visão panorâmica do castelo medieval português: aparecimento, morfologia e tipologia evolutiva”, “Distribuição no espaço e linhas de defesa; construção e manutenção (o rei e os concelhos); os castelos nas cortes”, “Defender e atacar: armas de cerco, táticas de assalto, métodos de defesa, abastecimento, traições e rendição” e “Vivência quotidiana: comando (os alcaides) e policiamento; as fortalezas de fronteira (guerra, exílio e contrabando)”.

O segundo dia será dedicado à viagem de estudo ao Castelo de Leiria e ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota. As inscrições decorrem até dia 4 de outubro, através da ficha disponível em www.cm-palmela.pt, que deve ser enviado para patrimonio.cultural@cm-palmela.pt.

O valor é de 10 euros para o público (inclui transporte para a viagem de estudo) e 5 euros para membros do GEsOS, professoras/es de fora do concelho e portadoras/es de cartão Idade Maior. As/os professoras/es que lecionam no concelho e estudantes têm inscrição gratuita.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito