Distrito de SetúbalOpiniãoPolítica

Dia 3 de junho todos à Greve Geral!

Artigo de opinião de Maria João Falcão da direção da Interjovem da CGTP-IN

O Pacote Laboral, foi apresentado ao público pela primeira vez a 24 de Julho de 2025. O que não esperavam é que passados 10 meses ainda não tivessem a lei aprovada.

Este anteprojecto, como lhe chamam, é uma autêntica declaração de guerra aos trabalhadores do nosso país, ainda mais grave se olharmos para a camada mais jovem da força de trabalho.

A juventude vê-se confrontada diariamente com contratos a termo, contratos temporários, estágios não remunerados, falsos recibos verdes e tantas outras formas de precariedade, situação que se agravaria ainda mais se o que é proposto se tornasse efectivamente lei laboral. O Governo e os Patrões querem um alargamento dos motivos para a celebração de um contrato a prazo, admitindo que, o simples facto de nunca ter tido um vínculo efectivo no passado, sirva como argumento para impor este tipo de vínculo. Ou seja, querem eternizar a precariedade nas nossas vidas! 

Perante esta já brutal realidade, o que querem eles fazer? Aprofundar ainda mais as nossas dificuldades! Vamos a este exemplo: os despedimentos sem justa causa, que apesar de ilegais acontecem várias vezes, o que mudaria se agora tirassem ao trabalhador as suas ferramentas de defesa e a empresa pudesse escolher não reintegrar o trabalhador injustiçado, quando provado que o processo não foi correcto? Uma total liberalização e banalização, pelas empresas exploradoras, de uma prática que se tornou ilegal com a luta dos trabalhadores, que a Constituição proíbe enquanto despedimento sem justa causa!

Outro exemplo, o banco de horas individual, colocando o tempo do trabalhador nas mãos do patrão e, em simultâneo, fazer trabalho suplementar sem ser pago como tal. Inaceitável! 

Mas nós, jovens trabalhadores, não aceitamos. Não aceitamos que queiram colocar uma geração já tão desgastada pela precariedade e pela incerteza do seu futuro, numa situação de ainda maior fragilidade. Não aceitamos ser uma geração sem direitos. E é por isso que, na semelhança do que aconteceu a 11 de Dezembro de 2025, seremos muitos milhares de jovens trabalhadores nas ruas e em frente aos locais de trabalho, na Greve Geral do próximo dia 3 de Junho!

A Greve Geral foi convocada para derrotar este Pacote Laboral! Esta é uma luta que se estende há meses e que é sem dúvida a razão pela qual, 10 meses depois da apresentação oficial dos pedidos dos patrões, o Governo só agora é que, sem acordo na Concertação Social, avança para a Assembleia da República. Não fosse a brava e corajosa luta dos trabalhadores desde o primeiro momento, podemos ter a certeza que o processo já tinha sido concluído há muito tempo atrás.

Mas a cada assalto que fazem aos nossos direitos, nós respondemos com a luta!

E por isso, apelamos à adesão de todos, todos, todos à Greve Geral. Apelamos que cada jovem trabalhador deste país exerça o seu direito a fazer greve e que mostre ao Governo que se opõe firmemente àquilo que lhe está a ser imposto. Que mostre em luta que quer uma vida melhor, quer acabar com a precariedade e a desregulação horária, que quer ter um salário digno e sair da casa dos seus pais! No dia 3 de Junho, deixaremos claro que o Pacote é para cair, que não aceitamos o que nos querem impor! 

Com este empurrão, o pacote vai ao chão!


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

fertagus

palmela