DGS deixa recomendações para os próximos dias de calor
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera lançou avisos para o calor que vai atingir Portugal Continental nos próximos dois dias, podendo as temperaturas máximas ultrapassar os 40.°C em especial na zona interior do país, e as mínimas com valores superiores a 20°C em grande parte do território.
Face a esta previsão a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda que beba água, mesmo quando não tem sede, evitando o consumo de bebidas alcoólicas; procure permanecer em ambientes frescos e arejados ou climatizados, pelo menos 2 a 3 horas por dia.
Se vai à praia, procure evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00 e utilize protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina.
Utilize roupas de cor clara, leves e largas, que cubram a maior parte do corpo, chapéu e óculos de sol com proteção ultravioleta e evite atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer, no exterior.
Para viajar, escolha as horas de menor calor para viajar de carro. Não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol.
É também importante dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.
Em relação ás crianças, assegurar que consomem frequentemente água e que permanecem em ambientes frescos e arejados. As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta.
Em caso de emergência e de apresentar sinais de alerta (tais como, suores intensos, febre, vómitos/náuseas ou pulsação acelerada/fraca), contactar o Serviço Nacional de Saúde, através do número 808 24 24 24, ou ligar para número europeu de emergência 112.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito