Detida luso-angolana que introduzia menores angolanos no Espaço Europeu com documentos falsos
Mulher foi detida pela PJ

A Unidade Nacional Contra Terrorismo (UNCT) da Polícia Judiciária deteve, em flagrante delito, uma cidadã luso-angolana que se dedicava, há vários anos, ao transporte e colocação no espaço europeu de dezenas de menores angolanos, usando, para isso, diversos tipos de documentação falsa.
A investigação foi iniciada no passado dia 11 de março, através da comunicação ao serviço de prevenção da UNCT que, de imediato, se deslocou ao Aeroporto de Lisboa, adianta um comunicado da PJ.
A suspeita, de 40 anos, viajou para Portugal num voo proveniente de Angola e pretendia fazer entrar no Espaço Schengen um menor angolano de 15 anos, que vinha identificado com um título único de viagem português, o qual, após a sua entrada no país, lhe possibilitaria a obtenção de documentos portugueses e, assim, circular livremente no Espaço Schengen.
A PJ adianta que se desconhece qual o destino e objetivo final da sua entrada na Europa.
Após apuramento da verdadeira identidade da criança, esta foi encaminhada para uma instituição de apoio a menores vítimas de tráfico de pessoas.
A suspeita terá recebido, por cada menor transportado, cerca de quatro mil dólares, suspeitando-se que tenha realizado dezenas de viagens nos últimos anos, e fazia desta atividade o seu modo de vida, com a obtenção de elevados lucros financeiros.
Presente às autoridades judiciárias competentes, ficou em prisão preventiva.
A investigação prosseguirá no sentido de determinar que outros menores foram traficados por esta mulher, localização do seu paradeiro e eventual detenção de outras pessoas que terão colaborado.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito