O Dia Mundial do Enoturismo aproxima-se e, para assinalar a data, apresentamos cinco experiências imperdíveis no concelho de Palmela. Desde visitas guiadas a percursos em vinhas, há muito para explorar e saborear nesta região reconhecida pela sua tradição vinícola.
A nossa proposta começa pela Aldeia Vinhateira de Fernando Pó, conhecida pela sua vasta extensão de vinhas e a presença de algumas das adegas mais prestigiadas da região. Em 2024, foram criados murais dedicados à vinha e ao vinho, que agora decoram vários espaços. Para uma experiência completa, sugerimos uma visita à Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, à Adega Marcolino Freitas Filho, Lda e à Fernão Pó Adega, onde estes murais adicionam um toque artístico à rica paisagem vinhateira.
Outro ponto obrigatório é a Rota das Adegas, uma rota que reúne pequenos produtores de Poceirão e Marateca. Muitos destes produtores estão há várias gerações dedicados ao cultivo da vinha, e a rota oferece uma visão autêntica do enoturismo local. No Guia Interativo em visitpalmela.pt, pode encontrar mais detalhes sobre esta rota única e planear o seu itinerário.
Para quem prefere explorar a pé, há a Pequena Rota dos Jardins de Vinhas, um percurso de 11,5 km que pode ser feito autonomamente ou com visita guiada, oferecendo degustações exclusivas. Ao longo do caminho, os visitantes terão oportunidade de conhecer cinco adegas associadas ao percurso: Fernão Pó Adega, Filipe Palhoça Vinhos, Casa Ermelinda Freitas, Casa DUPÓ e Quinta do Monte Alegre. Aventure-se pelos trilhos e mergulhe na tradição vinhateira enquanto aprecia a beleza das vinhas.
A celebração não estaria completa sem um tradicional São Martinho. Entre 8 e 10 de novembro, as Adegas Venâncio da Costa Lima, em Quinta do Anjo, e a Adega de Palmela preparam um magusto especial, convidando os visitantes a saborear castanhas e vinhos regionais. É a oportunidade perfeita para celebrar o São Martinho com a comunidade local e brindar ao espírito acolhedor do enoturismo de Palmela.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito