Descubra a história dos barcos e atividades humanas no Seixal
O Ecomuseu Municipal do Seixal apresenta uma exposição gratuita sobre as embarcações e atividades humanas do Estuário do Tejo.

A partir de 24 de novembro e até 31 de dezembro, o Ecomuseu Municipal do Seixal — Núcleo do Moinho de Maré de Corroios acolhe a exposição “Os Barcos e as Atividades Humanas no Seixal”, uma mostra que convida os visitantes a explorar a rica herança náutica e cultural das povoações ribeirinhas do Estuário do Tejo, com enfoque no concelho do Seixal.
Esta iniciativa apresenta um retrato das embarcações que, até meados do século XX, foram protagonistas na vida económica e social da região. Entre os barcos de pesca, destacam-se exemplares como a muleta, o bote da tartaranha, a enviada ou bote do Seixal, o tapa-esteiros e as tradicionais canoas. Já no segmento de transporte de mercadorias e pessoas, são apresentados o barco dos moinhos, o bote do pinho, a fragata, o varino, a falua e o catraio. Cada modelo revela histórias de trabalho árduo, engenho e ligação ao rio.
A exposição é de acesso gratuito, estando disponível de terça a sexta-feira, entre as 9h e as 17h, e aos fins de semana, das 14h às 17h.
Esta é uma oportunidade para mergulhar na memória coletiva do Seixal, compreender o impacto das atividades humanas no território e valorizar a diversidade das tradições ribeirinhas.
Mais informações sobre esta iniciativa podem ser consultadas no site oficial da Câmara Municipal do Seixal: “Os Barcos e as Atividades Humanas no Seixal”.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito