Deputados do PSD do Distrito de Setúbal questionam as Câmaras sobre o aumento da criminalidade
Deputados eleitos pelo Distrito para a Assembleia da República questionam as autarquias sobre o funcionamento dos Conselhos Municipais de Segurança.
Os deputados do PSD, eleitos pelo Distrito de Setúbal, questionam as autarquias, sobre o aumento da criminalidade na região.
Em nota de imprensa, enviada para a nossa redação, Bruno Vitorino, Teresa Morais, Sónia dos Reis e Paulo Cunha informam que “questionaram as 13 Câmaras Municipais do Distrito, sobre o funcionamento dos Conselhos Municipais de Segurança, que pouco reúnem“. Em causa, está o “brutal aumento da criminalidade grave e violenta verificado nos últimos anos, em especial em 2023, onde se registou, no distrito, um crescimento de 26,6% em relação a 2022, quando a nível nacional não passou os 6%“.
Passamos a transcrever a nota de imprensa, enviada para a nossa redação.
Nota de imprensa
Deputados do PSD questionam autarquias após grave aumento da criminalidade no Distrito de Setúbal
Os deputados Bruno Vitorino, Teresa Morais, Sónia dos Reis e Paulo Cunha, eleitos pelo distrito de Setúbal manifestam a sua preocupação face ao brutal aumento da criminalidade grave e violenta verificado nos últimos anos, em especial em 2023, onde se registou, no distrito, um crescimento de 26,6% em relação a 2022, quando a nível nacional não passou os 6%.
Esta situação alarmante exige uma resposta urgente e eficaz das autoridades nacionais e, também, das autarquias locais.
Os números da criminalidade estão no Relatório Anual de Segurança Interno (RASI), há poucas semanas discutido no Parlamento.
Neste sentido, os deputados questionaram as 13 Câmaras Municipais do Distrito, sobre o funcionamento dos Conselhos Municipais de Segurança, que pouco reúnem. Consideram que a participação ativa e regular destes conselhos é crucial para o desenvolvimento de estratégias que visem a prevenção da criminalidade e a proteção dos cidadãos, algo que, afirmam, não é feito por muitas autarquias,
que descuram totalmente este órgão.
Bruno Vitorino, um dos 4 signatários dos documentos agora enviados às autarquias, sublinha a importância da instalação de câmaras de vigilância nos espaços públicos mais críticos, como zonas envolventes a Escolas, e outros onde se verifiquem mais ocorrências. Este recurso tem-se demonstrado como um eficaz fator de dissuasão da criminalidade, além de ser uma ferramenta valiosa para a ação rápida das forças de segurança, ou para a investigação posterior.
Os deputados do PSD estranham a apatia generalizada das autarquias em relação às questões de criminalidade. Parece que ainda estão presos a amarras ideológicas do passado, não percebem a gravidade do fenómeno e não são proativos no exercício das suas competências.
Setúbal, 29 de outubro de 2024
Deputados do PSD, Distrito de Setúbal
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito