Deputada municipal do Chega renuncia mandato após acusação do MP
A acusação alega que Manuela Dias tomou decisões de gestão que prejudicaram gravemente o património da União de Freguesias de Moscavide e Portelão ao autorizar pagamentos a uma empresa administrada pelo seu genro.

A deputada eleita pelo Chega em Loures, Manuela Dias, renunciou ao seu mandato, após ser acusada pelo Ministério Público (MP) de envolvimento no crime de participação económica em negócio, informou hoje à agência Lusa uma fonte da Assembleia Municipal de Loures.
O pedido de renúncia foi entregue à presidente da Assembleia Municipal de Loures, Susana Amador, no final da tarde de segunda-feira, conforme indicou a mesma fonte.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal Observador, Manuela Dias, que foi eleita deputada municipal pelo Chega para o período de 2021 a 2025, enfrenta a acusação de ter cometido o crime enquanto presidia à União de Freguesias de Moscavide e Portela. Nessa altura, a autarca estava filiada na Coligação “Loures Sabe Mudar” (PSD/MPT/PPM).
A acusação alega que Manuela Dias tomou decisões de gestão que prejudicaram gravemente o património da Junta ao autorizar pagamentos a uma empresa administrada pelo seu genro. Segundo o Ministério Público, as decisões foram tomadas com o único objetivo de beneficiar economicamente a própria arguida e o seu genro, causando prejuízos à junta.
A acusação também revelou que o valor das inscrições para atividades como ‘Multiavidades’, ‘Ginástica’ e ‘Desporto e Aventura’ era de 100 euros por semana, enquanto a atividade de ‘Dança’ custava 50 euros por semana. No entanto, não foi formalizado nenhum contrato de parceria ou prestação de serviços com a empresa, sendo que, em 2014, a junta de freguesia pagou 8.560 euros à referida empresa.
A Lusa tentou contactar Manuela Dias, mas não obteve resposta. A ex-presidente da União de Freguesias de Moscavide e Portela, que ocupou o cargo entre 2013 e 2017, foi candidata pelo Chega à presidência da Assembleia Municipal de Loures nas eleições autárquicas de 2021.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito