País

Denúncia de chacina de aves gera alerta em Portugal

A Associação Sistema Terrestre Sustentável, conhecida como Zero, denunciou recentemente a autorização da ceifa de aveia nas Zonas de Proteção Especial (ZPE) para a preservação de aves estepárias. 

Segundo a Zero, esta decisão resultará numa verdadeira “chacina” de crias de abetarda e águia-caçadeira, espécies que habitam estas áreas de cultivo.

A decisão irá induzir a uma verdadeira chacina das pequenas crias de abetardas e de águia-caçadeira”, afirmam os ambientalistas, destacando o impacto negativo que esta prática terá sobre as populações destas aves. A Zero enfatiza que a ceifa, autorizada desde ontem, ameaça diretamente a sobrevivência das crias, ainda incapazes de voar e proteger-se.

Especialistas ambientais argumentam que medidas alternativas deveriam ser consideradas para equilibrar a preservação da agricultura e a proteção das espécies. Esta situação levanta questões importantes sobre as políticas de conservação e a necessidade de uma abordagem mais sustentável para a gestão das ZPE.

A Zero apela às autoridades competentes para reavaliar esta decisão e implementar estratégias que evitem a destruição das populações de aves estepárias, garantindo um futuro mais seguro para estas espécies em risco.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito