D. José Ornelas divulga indicações para nova fase de desconfinamento
O Bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, publicou um conjunto de indicações para nova fase de desconfinamento que se iniciou esta segunda-feira, na qual deixa também apelos à precaução dos responsáveis paroquiais e agentes de pastoral.
«Devemos todos ter em conta que o perigo não foi ainda ultrapassado e que as medidas precaucionais têm de ser aplicadas, como temos feito ao longo de toda a crise, para evitar que a maior abertura que se verifica venha a aumentar os contágios e a levar ao recuo no processo de desconfinamento» refere a nota divulgada online pela diocese sadina.
D. José Ornelas indica que «as atividades das comunidades católicas continuam a regular-se pelas normas acordadas com as autoridades nacionais de saúde e publicadas pela CEP, a 8 de maio de 2020» e recomenda «especial cuidado nos ajuntamentos depois das celebrações, à saída e na sacristia, que, sendo desejáveis habitualmente, não são aconselháveis nesta situação».
Quanto a atividades com grande número de pessoas, como procissões e festas de grupos, de catequese e de movimentos, devem ser ainda evitadas, embora que «quando tal for possível, cumpram-se as normas para eventos, segundo as orientações das autoridades competentes».
Em relação à catequese realça que a mesma será presencial nas situações em que é possível «dispor de ambientes capazes de assegurar o distanciamento e a higienização» e apela para que se «use a criatividade para encontrar meios de contacto com as crianças e envolva-se, o mais possível os pais na determinação dos modos mais adequados a cada situação».
Por fim, fica outro apelo, desta feita pela caridade «que cuida de todos, especialmente dos mais frágeis» recomendando medidas positivas de contacto, de acompanhamento e criatividade.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito