D. José Ornelas alertou para ‘nacionalismo egoístas e conflituosos’
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e bispo de Setúbal, D. José Ornelas, presidiu hoje às cerimónias da peregrinação em Fátima.
Na sua homilia, alertou os fiéis para «os movimentos populistas que constroem muros e manipulam a nostalgia do passado e exacerbam nacionalismos egoístas e conflituosos» e que têm surgido e crescido nos últimos tempos.
«Vivemos num tempo em que movimentos populistas manipulam a nostalgia do passado, o medo real e imaginário, o perigo do estrangeiro e do que pensa diferente, que usam a ganância de possuir e dominar e até usam o nome de Deus e modelos religiosos para os seus interesses» referiu líder dos bispos portugueses.
Para D. José Ornelas, estes são movimentos que «impedem que se chegue a consensos mundiais para encontrar soluções para os problemas de todos, como a pobreza, a injustiça, a guerra e a depredação do planeta, que colocam em perigo o futuro».
O bispo de Setúbal vincou ainda que «a pandemia veio tornar mais visíveis estes problemas, como todos sabemos. Estamos no mesmo barco. Ou nos ajudamos para nos salvarmos todos ou então o barco afunda.»
A homília foi proferida perante cerca de 4.000 pessoas, que não lotaram os espaços delimitados com círculos no recinto do Santuário, criados face à pandemia.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito