Distrito de Setúbal

D. Armando Esteves Domingues não sucederá a D. José Ornelas na Diocese de Setúbal

A Diocese de Setúbal está em ‘sede vacante’ desde a transferência do Bispo D. José Ornelas, no início deste ano, para a Diocese de Leiria-Fátima.

Durante este período, enquanto não for nomeado um novo Bispo da Diocese de Setúbal, a direção desta está a cargo do Colégio dos Consultores, que elegeu o Padre José Lobato como Administrador Diocesano de Setúbal.

Um dos nomes que poderia vir a ser nomeado como Bispo de Setúbal era D. Armando Esteves Domingues, mas este foi nomeado ontem, pelo Papa, como 40.º bispo da Diocese de Angra, que também se encontrava em sede vacante, informou a sala de imprensa da Santa Sé.

D. Armando Esteves Domingues nasceu a 10 de março de 1957 em Oleiros, Diocese de Portalegre-Castelo Branco e em outubro de 1967 entrou no Seminário Menor de Viseu, em Fornos de Algodres, tendo concluído os estudos no Seminário Maior de Viseu em 1980.

Foi ordenado padre 13 de janeiro de 1982, na Diocese de Viseu, foi ainda capelão militar da Força Aérea Portuguesa, a 27 de outubro de 2018 foi nomeado como auxiliar da Diocese do Porto e ordenado Bispo a 16 de dezembro de 2018, na Catedral de Viseu.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, D. Armando Esteves Domingues preside à Comissão Missão e Nova Evangelização.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito