CrimeDestaquePaís
Em Destaque

Cuidado com as multas falsas: Alerta da ANSR sobre fraudes por e-mail

Estão a circular e-mails fraudulentos em nome da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), tentando enganar os destinatários com falsas coimas.

Receber um e-mail com uma notificação de multa pode parecer comum, mas o aviso é claro: pode ser uma fraude perigosa.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) alertou para um esquema de phishing que é disseminado mediante e-mails fraudulentos. Os remetentes destas mensagens pretendem fazer-se passar pela ANSR, notificando os destinatários de alegadas coimas e indicando um link para pagamento imediato.

Num comunicado divulgado nas redes sociais, a ANSR sublinha que “não deve aceder ao link indicado nesses e-mails nem realizar nenhum tipo de pagamento”, alertando que se trata de uma tentativa de obter informações pessoais e financeiras ilegalmente.

Todas as notificações legítimas da ANSR são enviadas exclusivamente por correio físico. A entidade reforça que os cidadãos devem estar atentos e verificar sempre a autenticidade das comunicações recebidas, especialmente se forem mediante meios digitais.

Os esquemas de phishing, como este, representam um risco crescente, aproveitando-se da confiança nas instituições oficiais para enganar pessoas e roubar dados sensíveis. A ANSR apela ainda à partilha deste alerta, para que mais pessoas fiquem informadas e não sejam vítimas deste tipo de fraude.

Caso receba um e-mail suspeito, a recomendação é ignorá-lo e reportá-lo às autoridades competentes, como a Polícia de Segurança Pública (PSP) ou a Guarda Nacional Republicana (GNR).


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito