
Na manhã de domingo, dia 2 de novembro, o conhecido bodyboarder João Manarte, de 47 anos, considerado um dos pioneiros da modalidade em Portugal, foi resgatado em dificuldades na água, na Praia Nova, Costa da Caparica, concelho de Almada. O atleta sofreu uma paragem cardiorrespiratória.
Apesar das manobras de reanimação efetuadas por nadadores-salvadores, elementos do INEM e da Polícia Marítima, o surfista foi transportado inconsciente pelos Bombeiros de Cacilhas para o hospital, onde acabou por falecer ao final do dia.
As autoridades abriram uma investigação para apurar as circunstâncias em que ocorreu o incidente. Tudo indica que João Manarte se encontrava sozinho no mar quando começaram os sinais de afogamento e dificuldade respiratória.
Nas redes sociais, multiplicam-se as mensagens de luto. A irmã, Patrícia Manarte, confirmou a morte, enquanto amigos e colegas da comunidade de surf e bodyboard lamentaram a perda de “um verdadeiro companheiro dentro e fora de água”.
João Manarte deixa uma marca profunda no mundo do surf e do bodyboard em Portugal. A comunidade marítima da Costa da Caparica está de luto por aquele que, como dizem os amigos, “morreu onde sempre se sentiu mais vivo: no mar, entre as ondas que o embalavam desde sempre.”
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito







