Distrito de Beja
Em Destaque

Contaminação microbiológica da água interdita banhos na praia de Zambujeira do Mar

A informação é avançada pela Câmara Municipal de Odemira e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).  

Desde 13 de agosto que a “água balnear Praia Zambujeira do Mar”, em Odemira, se encontra interdita a banhos, devido a uma “contaminação microbiológica”. 

Esta é a informação avançada no sítio oficial da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e confirmada pela Câmara Municipal de Odemira que, em comunicado, informou que teve conhecimento das alterações às tonalidade e cheio do curso de água, e que está em colaboração com a APA e a GNR/SEPNA, tendo já, em conjunto com estas entidades, iniciado “um programa de monitorização da qualidade da água ao longo do barranco da Zambujeira do Mar”.

Este programa de monitorização “incide na pesquisa de eventuais descargas indevidas, na recolha de amostras em pontos afluentes à linha de água e no leito da mesma, a montante e a jusante da ETAR que serve a população”, de acordo com o comunicado. 

Neste âmbito, “a leitura preliminar da colheita programada para segunda-feira confirmou a contaminação, determinando assim o desaconselhamento a banhos”, conforme refere.

O comunicado da Câmara Municipal também refere que foi avisada, na passada segunda, dia 12 de agosto, pela empresa Águas Públicas do Alentejo (AGDA), da existência de uma “deficiência nos arejadores e nas bombas de recirculação da ETAR”, tendo a AGDA frisado, no entanto, que “tais situações não tiveram um impacto significativo”.

O município também refere que, no dia seguinte, “[n]um evento não relacionado”, se deu uma “rutura no sistema de rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira, a montante da ETAR”, que contribuiu para o aumento significativo “do caudal do curso de água que desagua na praia e provocou um forte arrastamento no leito da ribeira”, tendo, apesar de reconhecer a “coincidência de eventos”, alertado que “a água desta rutura não representa perigo para a saúde pública nem deverá contaminar as contra-análises que a Câmara Municipal ainda aguarda”.

Recordamos que, já em 2022, a praia havia sido interdita a banhos, após “ter revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência”.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito