Congresso EXPERIENCE(CÔA) dedicado ao turismo de natureza e rewilding
A cidade de Pinhel vai receber, nos dias 3 e 4 de junho, a segunda edição do EXPERIENCE(CÔA), o primeiro evento em Portugal inteiramente dedicado ao turismo de natureza em contexto selvagem.

Organizado pela Rewilding Portugal, o congresso tem como objetivo refletir sobre o estado atual do turismo de natureza no país e debater soluções para o seu crescimento, com enfoque na abordagem de rewilding (renaturalização) como motor de desenvolvimento sustentável, especialmente em regiões de baixa densidade como o Grande Vale do Côa.
Durante os dias 3 e 4 de junho, a cidade de Pinhel vai receber especialistas, académicos, empresários e agências de promoção territorial vão reunir-se em mesas-redondas e apresentações para discutir os principais desafios do setor e traçar estratégias futuras.
Já estão confirmadas as participações de entidades como a Rota Vicentina, Geoparque Oeste, Explore Iberia, Rewilding Spain e European Young Rewilders. Entre os keynote speakers confirmados estão Fernando Teixeira, da Rewilding Portugal, que apresentará os dados mais recentes da Rede Côa Selvagem, e Manuel Malva, da associação Milvoz, com um projeto de micro-reservas e bolsas de biodiversidade com potencial turístico.
A moderação ficará a cargo de Bárbara Pais.
Já existem também dois keynote speakers confirmados para apresentações individuais: Fernando Teixeira, Diretor de Comunicação e Enterprise da Rewilding Portugal, que vai apresentar os resultados do mais recente estudo de impacto da Rede Côa Selvagem e a sua evolução no último ano.
E Manuel Malva, que vai apresentar o projeto de micro-reservas e bolsas de biodiversidade que vem sendo desenvolvido pela associação Milvoz e o potencial turístico que estes espaços podem ter e a importância que o próprio turismo pode ter para apoiar o seu desenvolvimento e proteção.
O trabalho em rede será a principal vertente deste congresso, com a Rede Côa Selvagem, projeto turístico da Rewilding Portugal no Grande Vale do Côa, e os seus resultados mais atuais (referentes a 2024) a servirem então de pano de fundo para uma discussão mais alargada, onde se utilizarão outros exemplos nacionais e internacionais para uma troca de práticas e conhecimento que permita a sua replicação por todo o território.
Por este mesmo motivo, uma das mesas redondas, já anunciada, será com quatro dos negócios membros desta rede, para que o próprioscontem a sua experiência e resultados desde a adesão a este projeto e os palnos e perspectivas para o que se segue.
O evento destaca ainda a partilha de experiências por negócios locais que integram a Rede Côa Selvagem, como a Casa Villar Mayor, Ambieduca, Planalto Dourado e o Cró Hotel, através de um sistema rotativo, diferentes testemunhos serão incluídos em cada edição.
Com atividades das 9h às 18h no Auditório da Câmara Municipal de Pinhel, o programa inclui também uma visita de campo à área rewilding do Ermo das Águias.
Os preços de inscrição variam entre 6 e 40 euros e as inscrições estão disponíveis na plataforma Eventbrite: https://www.eventbrite.com/e/ii-experiencecoa-tickets-1341856883059.
O EXPERIENCE(CÔA) é financiado pelo programa Portugal Events, do Turismo de Portugal, que apoia iniciativas capazes de gerar nova procura turística em territórios do interior do país.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito