Sesimbra

Conferência “Empresas com Propósito: ESG para PME” destaca Sustentabilidade e Governança

A Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) e a Fundação Santander promoveram um evento sobre sustentabilidade e governança corporativa, focado em Pequenas e Médias Empresas (PMEs), no Hotel Sana.

Realizou-se no Hotel Sana em Sesimbra, um evento de destaque organizado pela Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) em parceria com a Fundação Santander. O encontro, intitulado “Empresas com Propósito: ESG para PME”, reuniu mais de trinta participantes interessados em explorar os temas de sustentabilidade e governança corporativa no contexto das Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Na abertura do evento, Marco Rodrigues, coordenador da ACEGE Sesimbra, enfatizou a importância dos critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) para as PMEs no mercado global. Destacou ainda os valores de solidariedade e cuidado com os mais vulneráveis, ressalvando a sua consonância com os princípios ESG. Concluiu o seu discurso incentivando a transição do paradigma do TER para o do SER, um desafio essencial para a sociedade contemporânea.

O professor Neto da Silva, na sua intervenção, afirmou a necessidade de simplificar as nossas vidas como uma solução para muitos dos problemas enfrentados atualmente. Alertou para o perigo de focar exclusivamente nas alterações climáticas, destacando a importância de uma ideologia de vida simples para garantir um futuro sustentável.

Em seguida, uma mesa redonda mediada por Ana Marques e Bruno Piegas proporcionou um debate enriquecedor. Os participantes, incluindo Filipe Lourenço, empresário do setor das pescas, Joaquim Ramalheira do Grupo Sana e Luís Miguel Costa, CEO da GET2C, discutiram a importância da responsabilidade social, da adaptação de medidas globais a cada setor e da integração dos princípios ESG nas estratégias de negócios.

O evento reforçou a necessidade urgente de as PMEs integrarem os princípios ESG nas suas estratégias, destacando que a sustentabilidade é essencial para o crescimento económico e a construção de uma sociedade equitativa e um ambiente saudável.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito