País

Concurso para Enfermeiros: ARS Norte impõe mudança nas condições salariais

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) surpreende os enfermeiros ao alterar as condições salariais após quase três anos de expectativas.

O concurso aberto em 2021 para a categoria de Enfermeiro, que prometia a manutenção dos salários existentes, enfrenta reviravoltas inesperadas. Em 8 de abril de 2024, a ARS Norte enviou um comunicado aos interessados, informando sobre mudanças nas condições iniciais de contratação descritas no Aviso de abertura n.º 11078-B/2021.

Após quase três anos de espera, durante os quais os interessados foram levados a crer que não haveria retrocesso salarial ao assumirem os cargos, a ARS Norte decide que os enfermeiros que excederem o salário base da categoria de Enfermeiros (1333,33 €) perderão esses ganhos.

Com um período de dez anos para avançar na carreira, os enfermeiros adquirem habilidades cruciais que lhes permitem lidar até mesmo com as situações clínicas mais desafiadoras. Portanto, é injustificável que, no “último minuto”, a ARS Norte mude as regras, forçando os enfermeiros a reconsiderar a sua escolha de trabalhar nos Cuidados de Saúde Primários, que são essenciais, mas muitas vezes subvalorizados.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) abordará esta questão na reunião agendada com a Ministra da Saúde na próxima semana, para poder resolver essa problemática e garantir condições justas para os enfermeiros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito