Agenda

Comunidade de Grândola acolhe evento sobre gestão de migrações

Sessão visa fortalecer a integração de migrantes em Portugal.

Grândola será o palco de um evento comunitário significativo organizado pelo Programa Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI 2030), criado pela Comissão Europeia. 

O evento, marcado para o dia 6 de junho, será realizado no Cineteatro Grandolense, localizado na Praça D. Jorge, com início às 14h30.

O FAMI 2030, que dispõe de 72,2 milhões de euros para o período de 2021–2027, visa contribuir para uma gestão eficiente dos fluxos migratórios e reforçar a integração de migrantes e refugiados em Portugal. 

Durante o Open Day, serão promovidas sessões informativas e workshops, focando-se na divulgação de iniciativas e projetos financiados pelo programa. O objetivo é promover a troca de experiências e boas práticas entre os participantes, além de aumentar a visibilidade do programa e das suas atividades.

O evento é direcionado a uma vasta gama de participantes, incluindo entidades públicas, privadas sem fins lucrativos, organizações internacionais, associações de refugiados e migrantes, empresários, trabalhadores, instituições de ensino superior e centros de investigação. Segundo os organizadores, “a participação de diferentes setores visa criar um espaço inclusivo para a troca de conhecimentos e fortalecimento de redes de apoio.

O FAMI 2030 pretende não só reforçar o sistema de asilo e acolhimento em Portugal, mas também promover a migração legal e a inclusão socioeconómica de nacionais de países terceiros. 

Além disso, o programa visa combater a migração irregular, melhorando a eficácia e segurança dos processos de retorno e readmissão, bem como aumentar a solidariedade e a partilha de responsabilidades entre os estados-membros da União Europeia.

Os organizadores destacam a importância de eventos como este para fomentar a coesão social e a integração efetiva dos migrantes na sociedade portuguesa, contribuindo para uma convivência harmoniosa e enriquecedora para todos.

Sobre o FAMI 2030

O Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração é uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a financiar ações que melhorem a gestão dos fluxos migratórios, promovam a integração de migrantes e refugiados e fortaleçam a cooperação entre os estados-membros da União Europeia. Com um orçamento significativo, o programa apoia uma vasta gama de projetos e iniciativas em todo o território português, reforçando o compromisso do país com uma gestão migratória eficaz e inclusiva.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito