Atualidade

Começa hoje o Verão meteorológico com temperaturas de feição (mas não vai durar muito)

O dia 1 de junho marca o arranque do Verão meteorológico que irá durar até ao dia 31 de agosto.

O Verão meteorológico difere do Verão astronómico, sendo que o primeiro é definido pela posição da Terra na sua órbita em redor do Sol.

Em meteorologia e climatologia o Verão meteorológico ou Verão climatológico tem início, no hemisfério norte, a 1 de junho e termina a 31 de agosto, enquanto no hemisfério sul, inclui os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Por sua vez, o Verão astronómico é o período compreendido entre o Solstício de Verão e o Equinócio de Outono, contabilizando os três meses em que, tradicionalmente, as temperaturas estão mais altas.

Já agora, sabia que a palavra ‘Verão’ pode derivar do termo latim verno, que significa ‘primaveril’, embora outros defendam que deriva de ver, veris, ‘Primavera’.

Em relação às temperaturas deste Verão Meteorológico, segundo informação do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os próximos dias vão ser ainda de calor, mas a situação vai mudar para o final da primeira semana de junho.

As previsões apontam para uma ligeira descida das temperaturas, sobretudo das mínimas, a partir de segunda-feira, com máximas de 26.ºC para o distrito de Setúbal, situação que se vai manter durante a semana, embora na quarta-feira o distrito de Beja ainda vá alcançar os 36.ºC de máxima.

Mas a verdadeira ‘mudança’ vai ocorrer na sexta-feira e sábado, quando o IPMA aponta para chuva em todo o território continental, e uma nova descida nas temperaturas máximas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito